Previdência Social e Gestão avançam na estruturação de concursos para peritos médicos


Ascom Ministério da Previdência Social
19/01/2024

Os ministérios da Previdência Social e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) avançaram no debate sobre o lançamento de concursos para peritos médicos federais até o final do governo Lula. O processo de estruturação dos certames pautou o encontro entre os ministros Carlos Lupi e Esther Dweck nessa terça-feira (16), em Brasília (DF).

Com previsão de oferta de vagas em formato escalonado até 2026, a seleção priorizará vagas da Perícia Médica Federal (PMF) em regiões do país com os maiores déficit de servidores, como Nordeste e Norte. As pastas buscarão ainda direcionar os aprovados para localidades fora das capitais, que concentram boa parte do quadro em exercício.

Segundo o ministro Carlos Lupi, o atendimento presencial e humanizado, associado a novas estruturas e ferramentas, transformarão a realidade do Ministério e, consequentemente, a percepção positiva dos brasileiros quanto ao acesso à cidadania.

“Solicitei a ela [Esther Dweck] que, ao longo do governo do presidente Lula, possamos realizar concursos para médicos peritos para atender, principalmente, as regiões mais necessitadas nesse Brasil profundo”, disse Carlos Lupi, ao mencionar ainda a viabilização de melhorias estruturais nas agências do INSS.

“O progresso da Previdência Social passa pela ampliação e fortalecimento da Perícia Médica, que reúne quadros de excelência. É um investimento fundamental para seguir reduzindo o tempo de efetivação de direitos de milhões de brasileiros”, acrescentou, acompanhado do secretário de Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo Portal.

Destacando a integração das pastas, Esther Dweck ratificou a importância da recomposição do serviço público através de concursos federais, que serão ofertados até 2026.

“Lupi mostrou a carência em várias áreas do Brasil, que está dificultando o atendimento da população. A gente reconheceu que precisa de concurso e vamos garantir que, ao longo do mandato do presidente [Lula], vamos ter concurso e chamaremos os médicos”, afirmou.