Prefeito de Sobral, Ivo Gomes, inaugura Centro de Saúde da Família Jurandir Carvalho


Ascom Prefeitura de Sobral (CE)
12/07/2023

O novo CSF contou com investimento de cerca de R$ 3,5 milhões e vai atender 5 mil famílias

 

Os moradores do Centro de Sobral agora podem contar com o novo Centro de Saúde da Família (CSF) do território. Inaugurado na última sexta-feira (07), o CSF Jurandir Carvalho conta com cerca de 800 m² de área construída e atenderá aproximadamente 5 mil famílias.

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, destacou que o Centro contou com um investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões, desde a construção até a desapropriação e compra de novos equipamentos. Os fundos são provenientes do Tesouro Municipal e a inauguração marca o fim de um período para a saúde sobralense.

“Este era o último Centro de Saúde que funcionava em um local que não foi projetado para esse fim, além de ser uma casa alugada. Agora o CSF Centro funciona em um prédio próprio da Prefeitura e foi completamente pensado para suprir as necessidades que um CSF possui para melhor atender a população”, disse o prefeito Ivo Gomes.

A secretária da Saúde, Letícia Reichel, contou também que, além das equipes de saúde da família que já realizavam o atendimento, o CSF do Centro passará a contar com o Consultório na Rua, que irá atender a população em situação de rua.

“Essa é uma marca da gestão em Saúde de Sobral, que vem sempre inovando e buscando o melhor para o atendimento do cidadão. Hoje, Sobral é referência em Saúde e buscamos sempre ampliar e melhorar nossos resultados”, destacou Letícia Reichel.

O nome do novo Centro é uma homenagem do município ao clínico geral e infectologista Jurandir Carvalho. O profissional, que faleceu em outubro de 2021, contribuiu significativamente para a saúde de Sobral e é lembrado como referência em atendimento humanitário e acolhimento de seus pacientes.

O CSF Jurandir Carvalho conta com duas equipes de Saúde da Família, além de uma equipe de Saúde Bucal e outra do Consultório na Rua. A unidade possui recepção, cinco salas de consultório médico e de enfermagem, consultório odontológico, farmácia, gerência, salas de sinais vitais, atividades coletivas, vacina, consultório na rua, entre outras.