Pompeo de Mattos propõe aumento extra para aposentados a cada cinco anos


Ascom / Lid. PDT na Câmara
08/05/2023

Medida valeria também para pensionistas do INSS e ofereceria uma correção de 5% aos beneficiários

 

O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 1468/23) que cria o quinquênio dos aposentados e pensionistas do INSS, acréscimo de 5% na renda dessas pessoas a cada cinco anos de gozo de aposentadoria ou pensão, a ser custeado por meio de recursos do orçamento da União.

O autor da proposta destaca que a Constituição Federal assegura o reajuste desses benefícios para preservar-lhes, de maneira permanente, o valor real. “Infelizmente, ao longo dos últimos anos, essa determinação constitucional não tem sido obedecida pelo Poder Executivo, sobretudo quando levamos em consideração a média dos benefícios previdenciários”, lamenta Pompeo de Mattos.

Na tentativa de minimizar essa situação, o texto proposto estabelece que, a cada cinco anos de aposentadoria ou pensão, o beneficiário terá direito à correção de 5% desse valor, tendo como base o montante recebido no mês anterior ao preenchimento do requisito. Esse reajuste será incorporado ao benefício, e será um adicional às correções que ocorrem em janeiro de cada ano.

A matéria encontra-se aguardando despacho do presidente da Câmara, que determina o regime de tramitação e as comissões da Casa que deverão analisar a proposição.