Pedro Porfírio revela sua trajetória de luta em entrevista ao Canal do CMT

Wellington Penalva
27/10/2023

Presente na fundação do PDT, o trabalhista enfrentou e sofreu com a Ditadura Militar

O jornalista e político cearense, Pedro Porfírio, concedeu uma entrevista reveladora ao canal do Centro de Memória Trabalhista (CMT) do PDT no YouTube. Nesta entrevista, o pedetista compartilhou detalhes marcantes de sua vida e trajetória política, fornecendo informações valiosas sobre sua luta contra a Ditadura Militar no Brasil e seu envolvimento na criação do Partido Democrático Trabalhista.

Durante a conversa, Pedro Porfírio abordou sua corajosa resistência à ditadura militar no Brasil. Ele descreveu as dificuldades enfrentadas, incluindo sua prisão e tortura, destacando o papel fundamental da imprensa na luta contra o regime autoritário. Sua história é um testemunho vivo do comprometimento daqueles que se opuseram ao regime e buscaram a restauração da democracia no país.

Porfírio também compartilhou insights sobre a fundação do PDT, um partido político que desempenhou – e desempenha – um papel crucial na cena política brasileira. Ele expôs como a legenda surgiu e detalhou seu envolvimento junto a líderes emblemáticos, como Leonel Brizola, e sua forte presença na luta por direitos trabalhistas e sociais.

Apesar de divulgada agora, essa entrevista foi realizada em 2017 e compunha o acervo do CMT. Pedro Porfírio faleceu em 2018, aos 74 anos, acometido por um câncer. À época da gravação, além de explorar seu passado, o trabalhista fez reflexões sobre o cenário político do momento no Brasil. Ele expressou suas preocupações e perspectivas sobre aquela conjuntura política no país, oferecendo uma análise crítica e baseada em sua vasta experiência.

A entrevista com Pedro Porfírio é uma fonte valiosa de informações para aqueles interessados em compreender a história política do Trabalhismo e do Brasil e os desafios enfrentados por figuras proeminentes na luta pela democracia. Acesse o Canal do CMT no YouTube e confira essa entrevista esclarecedora, com a rica trajetória desse influente trabalhista trabalhista.