PDT tem atuação reconhecida pela Internacional Socialista


Da Redação
25/11/2022

Presidente Lupi recebe homenagem das mãos de Pedro Sànchez, empossado hoje como presidente da instituição

 

O PDT recebeu hoje (25) título de reconhecimento pela solidariedade e ajuda para manter a Internacional Socialista (IS) desde o seu começo. A honraria foi entregue por Pedro Sánchez, presidente da Espanha e recém-empossado presidente da organização progressista, ao presidente nacional da legenda brasileira e vice-presidente da IS, Carlos Lupi.

Em Madrid (Espanha) para as reuniões da IS, que acontecem hoje e amanhã, Lupi agradeceu o gesto da instituição e lembrou que sempre foi prioridade para o PDT fortalecer a luta socialista ao redor do mundo.

“Brizola, em 1989, trouxe o PDT pra esse grande palco de discussão e influência internacional. Daqui surgem ideias de união, solidariedade e desenvolvimento que influenciam diversos países e é nosso dever contribuir com essa história. Por outro lado, a IS também é palco para denúncias à comunidade internacional, o que ajuda a combater abusos e regimes autoritários”, afirmou o presidente nacional do PDT.

Denúncia foi a palavras-chave de Carlos Lupi na IS, nos últimos quatros anos. Durante todo o Governo Bolsonaro, o pedetista usou o palanque internacional para mostrar ao mundo que o Brasil estava sendo subjugado por uma política negacionista baseada em ódio e notícias falsas. Na pandemia, cobrou a responsabilização do mandatário brasileiro pelas mais de 600 mil vidas perdidas e defendeu a quebra de patente das vacinas. Também evidenciou o desmonte das políticas trabalhistas no país.

O PDT se tornou membro efetivo da IS no Congresso realizado em Estocolmo, na Suécia, em 1989. Foi o primeiro e único partido brasileiro a integrar os quadros do organismo, e Brizola o primeiro brasileiro a ser eleito vice-presidente da instituição.

A entrega da honraria ao PDT, na manhã de hoje, contou com a presença do agora ex-presidente da IS, George Papandreou, do ex-secretário Luis Ayala e da nova secretária-geral, Benedicta Lasi. Na comitiva de Lupi estava a deputada estadual Juliana Brizola.

Pedro Sánchez é o novo presidente da IS

Após 16 anos com o ex-primeiro-ministro grego, George Papandreou, à frente da instituição, em reunião realizada nesta sexta-feira, o corpo da IS elegeu Pedro Sánchez para o posto. Escolhido por aclamação, o presidente espanhol afirmou que sua gestão será focada na equidade de gênero e em “transformar esta organização em uma grande plataforma do movimento progressista internacional”.

A Internacional Socialista (IS) é uma organização internacional que busca a divulgação e implementação do socialismo democrático através da união de partidos políticos social-democratas, socialistas e trabalhistas. Foi fundada em 1951 com a denominação Internacional Operária e Socialista e atualmente possui 160 partidos de mais de 100 países do globo, sendo uma das maiores organizações partidárias em atividade.