PDT lança site e plataforma de seu 6º Congresso Nacional nesta terça-feira (23)


PDT Nacional
23/04/2024

O PDT lança hoje (23) o site e a plataforma do 6º Congresso Nacional do partido, que acontece entre os dias 23 e 25 de maio, em Brasília (DF). O ato será transmitido pelos canais do YouTube do partido e da Universidade Aberta Leonel Brizola (ULB), com as presenças do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, do presidente nacional do PDT em exercício, deputado federal André Figueiredo, e do presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e secretário-geral do PDT, Manoel Dias.

A exemplo das edições anteriores, o 6º Congresso Nacional do PDT fomentará um momento valioso para discussões, debates, formulação de teses e diretrizes do partido, cujas deliberações serão norteadoras para as instâncias e órgãos partidários, a partir de suas aprovações em Plenária Final.

Dessa vez, o evento conta com 12 Grupos de Trabalho (GTs) que tem se debruçado sobre os principais temas pedetistas – Educação, Trabalho, Sustentabilidade e outros. Esses GTs ainda enfrentam extensa agenda de reuniões, por meio de Jornada Virtual, que debaterá os assuntos definidos, com o objetivo de renovar o programa trabalhista, socialista e democrático. Este ciclo se encerra com a publicação de um relatório unificado com diretrizes de atuação aos pedetistas.

 

Sobre os delegados

São Delegados natos ou eleitos para o Congresso os membros titulares e suplentes do Diretório Nacional, vice-governadores, senadores, deputados federais e estaduais, presidentes e três representantes dos movimentos e núcleos de base (definidos em consonância com a Executiva Nacional do PDT), vice-presidentes da FLB-AP, além de convidados e observadores.

No dia 25 de maio, a partir das 9h, será realizada a reunião do Diretório Nacional para deliberar sobre ações estatutárias e demais assuntos estabelecidos no Edital de Convocação.

“A conjuntura nacional e internacional nos remete a uma crise política e partidária, com o avanço de uma agenda reacionária neoliberal e belicista, que aprofunda as desigualdades e coloca o nosso país sob ameaça à democracia representativa”, assinala a Direção Nacional do partido.