PDT lança plataforma para debater temas do seu 6º Congresso Nacional

Foto: Rafael Machado

Wellington Penalva
24/04/2024

Site agrupa relatórios dos 12 GTs e é palco de discussões de diretrizes pedetistas

 

O 6º Congresso Nacional do PDT está se aproximando e o partido entra na reta final dos preparativos. Para substanciar os debates previstos para o evento, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o presidente nacional do PDT em exercício, André Figueiredo, e o presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e secretário-geral da legenda, Manoel Dias, lançaram a plataforma virtual que promoverá uma série de encontros virtuais entre os congressistas, em uma live realizada ontem (23).

A ideia é fomentar um ambiente fértil para a elaboração de propostas que se condensarão em um documento com diretrizes pedetista de ação, destinado a todos os partidários, sobretudo os que atuam ou pretendem atuar na administração pública. Os trabalhistas se encontrarão na página do Congresso – pdt.org.br/6congresso –, onde já é possível acessar conteúdos elaborados pelos 12 Grupos de Trabalho (GTs) destinados a diferentes áreas.

“A história do Trabalhismo é repleta de lutas e desafios. [Esses encontros são] para o Trabalhismo se atualizar e representar cada vez mais essa massa de oprimidos e discriminados […] Durante o encontro, as comissões vão finalizar as temáticas discutidas e apresentar para que a gente possa aprovar diretrizes que o partido precisa ter nacionalmente. Vamos atualizar todas as nossas ideias e sintetizar isso em um documento final para fazermos uma divulgação ampla”, afirmou o ministro Carlos Lupi acerca do propósito central do 6º Congresso.

São 12 temas abordados pelos GTs: Educação; Trabalho, Empregabilidade e Renda; Saúde, Previdência e Assistência Social; Meio Ambiente, Sustentabilidade e Crise Climática; Ciência, Tecnologia e Informação; Cidades Sustentáveis e Governança Trabalhista; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Política Econômica e Soberania Nacional; Organização e Comunicação Partidária; Segurança Alimentar, Agricultura e Acesso à Terra; Justiça, Segurança Pública e Cidadania; Direitos Humanos e Movimentos Sociais.

“Estamos lançando um Congresso que vai cumprir a grande tarefa de fazer um debate virtual […] Então, companheiros, queremos que vocês se inscrevam. Queremos que vocês ofereçam, proponham, porque nós estamos vivendo um momento difícil na história do Brasil. A sectarização tomou conta, a ignorância tomou o debate político, e nós precisamos oferecer um novo quadro, uma nova proposta. O PDT tem que sair desse Congresso com uma proposta muito avançada”, declarou Manoel Dias destacando o objetivo da plataforma lançada.

Haverá 36 encontros, compondo a Jornada Virtual dos GTs, para debater cada um dos temas com base no conteúdo pré-apresentados pelos grupos, no site do 6º Congresso Nacional. O momento será fundamental para que cada congressista e pedetista possa contribuir com o seu ponto de vista trabalhista para a formulação das diretrizes partidárias. Esse movimento visa preservar uma atuação coesa e fundamentada nas bases do Trabalhismo, assim como renovar a própria ideologia para uma aplicabilidade mais efetiva diante das demandas contemporâneas.

O 6º Congresso Nacional do PDT será realizado entre os dias 23 e 25 de maio deste ano e baterá o martelo final do relatório de cada GT, devidamente debatido e aprovado pelo colegiado pedetista. Enquanto a data não chega, é importante se preparar. Para contribuir com as discussões e propostas que guiarão o partido nos próximos anos, acesse a página do evento e participe. Sua contribuição é indispensável para uma abordagem ampla dos assuntos e uma solução trabalhista para as questões urgentes e emergentes.

Assista a íntegra da live de lançamento no vídeo abaixo.