PDT Diversidade de Minas Gerais participa de ato político de abertura da 25ª edição do Rainbow Fest, em Juiz de Fora

PDT Diversidade de Juiz de Fora (MG)
23/08/2023

Durante o evento, lideranças e artistas destacaram a importância dos movimentos sociais na luta por direitos e cidadania do segmento LGBTQIAPN+

Juiz de Fora (MG), na Zona da Mata mineira, celebrou a 25ª edição do Rainbow Fest. Entre os dias 18 a 20 de agosto, a Praça Antônio Carlos (região central da cidade) acolheu milhares de pessoas no ato político de abertura da festa e também durante as apresentações dos shows de artistas e DJs, comandados há 15 anos pela apresentadora oficial do Rainbow Fest, a drag queen de Belo Horizonte Nayla Brizard.

No momento da abertura oficial do Rainbow Fest, Oswaldo Braga, coordenador geral do evento, recebeu, no palco ‘Fernanda Müller’, várias personalidades e ativistas das causas LGBTQIAPN+. O ato político contou com a presença do PDT Diversidade de Minas Gerais – representado pelos dirigentes Ramon Calixto, Rodolfo Carlos e Felipe Dias, que destacaram a importância dos movimentos sociais na relação com o poder público e outras instituições que atuam na área de direitos humanos e cidadania da LGBTQIAPN+. Diego Novaes, presidente do PDT de Juiz de Fora, também compareceu ao ato, em sinal de apoio ao PDT Diversidade de Minas, além do presidente estadual do partido e deputado federal, Mário Heringer, e da secretária geral do PDT mineiro, Sírley Soalheiro pelo incentivo de participação dos dirigentes nesta importante ação afirmativa.

Segundo o dirigente, Ramon Calixto, o Rainbow Fest é um espaço para trabalhar ações de diagnóstico de demandas do segmento. “Estamos preocupados com a ausência de políticas públicas voltadas à população LGBTQIAPN+ de Juiz de Fora. Por isso, nós do PDT Diversidade de Minas, junto aos frequentadores do evento, aplicamos um questionário para tabularmos uma pesquisa a respeito das principais demandas do segmento, que revelam situações de violência e ausência de políticas públicas. Esse nosso trabalho buscou proporcionar uma leitura das reais necessidades de inclusão nas áreas da educação, trabalho, saúde, família. Esse diagnóstico será posteriormente apresentado à Prefeitura, que é nossa parceira”, relata Ramon.

Rodolfo Carlos, também dirigente do PDT Diversidade de Minas, entende que participar desse importante ato político foi primordial para o início da reconstrução do movimento no Estado e para mostrar a capacidade do Rainbow Fest de gerir boas iniciativas em prol dos LGBTQIAPN+. “Durante nossas intervenções este ano, pontuamos, por exemplo, nosso interesse de estabelecer uma parceria com a Defensoria Pública do município para a realização de um mutirão anual pela retificação do nome social, demanda latente do nosso segmento ‘T’”, enfatiza Rodolfo.

Os dirigentes do PDT Diversidade de Minas também se comprometeram em buscar, junto aos parlamentares do Estado, uma emenda parlamentar que tem como objetivo homenagear o ativista Marco Trajano – que faleceu em 2021, vítima da covid-19 – com uma estátua, em tamanho natural, para fazer parte do conjunto arquitetônico da Praça Antônio Carlos, região central de Juiz de Fora. Marco Trajano, além de ser um dos fundadores do PDT Diversidade, foi decano na luta pelos direitos da população LGBTQIAPN+ no país.

O Rainbow Fest é uma atividade de ação afirmativa e cultural – organizada pelo GAG-MGM (Movimento Gay de Minas). O evento já se tornou uma tradição no calendário brasileiro de agendas culturais voltadas ao segmento LGBTQIAPN+.