PDT 43 anos: uma longa caminhada pelo trabalhador e pela democracia

Por Wellington Penalva
26/05/2023

São 43 anos de história e uma longa caminhada pelo trabalhador, pelo povo sofrido desse país e pela democracia. Nossa raiz é o Trabalhismo e, guiado por ele e por nossos líderes históricos – Getúlio Vargas, João Goulart, Leonel Brizola –, enfrentamos diversos desafios no decorrer dessas quatro décadas. O mais atual é a Previdência Social, sob o comando do ministro Carlos Lupi.

Assumimos uma pasta extremamente sensível ao povo brasileiro, um lugar deve garantir cidadania e dignidade ao cidadão. Por isso estamos trabalhando: criamos o Meu INSS+ (serviço de benefícios para o aposentado e o pensionista), extinguimos a prova de vida, e estamos adotando medidas para reduzir substancialmente a fila do INSS.

O desafio é grande, pois o ministério acaba de ser recriado, mas temos credenciais para desempenhar um trabalho de excelência no Governo. Basta olhar para o pleno emprego que geramos quando estivemos no Ministério do Trabalho e Emprego.

Sempre priorizamos o bem-estar e o desenvolvimento social que, por óbvio, se refletem no bom desempenho econômico do país. Acreditamos e lutamos por um Estado forte e soberano, capaz de suprir as necessidades do seu povo, de promover a igualdade, o respeito e a fraternidade entre seus cidadãos e que zele pelo interesse nacional.

Nos mantivemos firmes do lado certo da história, defendendo a democracia, o emprego, a renda, e promovendo a educação de qualidade e universal. É nossa a experiência educacional mais exitosa do país, com os Cieps e seu trabalho multidisciplinar e de tempo integral, um exemplo de inclusão e de promoção da igualdade.

Desde o seu primeiro minuto de vida, nesses 43 anos, o PDT sempre foi um partido fundamental para o Brasil e para a saúde da nossa sociedade. E vocês, companheiros de luta, são indispensáveis para que essa história continue sendo escrita em favor do povo brasileiro. Mãos a obra, e vamos construir muitas outras décadas de PDT!