O legado de Leonel Brizola se comemora com Trabalhismo


Por Wellington Penalva
22/01/2024

É fomentando a construção de um novo Brasil que o PDT mantém viva a memória do líder trabalhista

Celebrar Leonel Brizola é algo contínuo na existência trabalhista. Sua memória, tanto quanto inspiradora, é pedagógica e necessária para alcançar uma sociedade verdadeiramente justa e igualitária. Hoje, em seu aniversário, o PDT comemora o legado daquele que transformou os meios sociais por onde passou e deu vida ao partido que preserva e dá continuidade à sua luta. Brizola vive e continua fazendo história.

Seguindo os passos do líder trabalhista, o PDT encerrou 2023 com muitas ações focadas no desenvolvimento partidário e nas eleições municipais deste ano. Foi criado o Centro de Formação de Gestores Trabalhistas (CFGT), os Encontros Regionais do partido com seus Grupos de Trabalho (GTs) focados em desenvolver novas diretrizes aos gestores, lideranças e militantes pedetistas, além de outras iniciativas que mantêm acesa a memória de Brizola.

O CFGT, por exemplo, é um projeto que ressoa com o compromisso brizolista com a educação e com a qualidade da administração pública. Formando lideranças, o partido reafirma sua dedicação à gestão pública eficiente e transparente. Este centro é um símbolo moderno do trabalhismo em ação.

Os Encontros Regionais, realizados em diversas partes do Brasil, representam o esforço contínuo do PDT em manter o diálogo e a renovação de suas bases. Eles são a prova viva de que o trabalhismo, conforme concebido por Brizola, não é uma ideologia estagnada, mas sim uma força dinâmica, adaptável aos desafios contemporâneos.

Um aspecto crucial dessa jornada são os Grupos de Trabalho (GTs) formados durante os Encontros. Esses GTs exploram cinco temas centrais ao desenvolvimento do país: Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade; Cidades, Governança e Inovação; Saúde e Seguridade Social; Trabalho, Emprego e Renda; e Educação e Cidadania.

Por meio de debates e propostas, os GTs visam impulsionar soluções inovadoras que refletem os princípios trabalhistas em ações práticas. Eles são um exemplo da aplicação contemporânea dos ideais de Brizola, adaptando-os às necessidades atuais da sociedade brasileira.

Às vésperas do Congresso Nacional do partido, marcado para março, as ações do PDT ganham ainda mais relevância. Este evento será um marco na definição das estratégias para as eleições municipais deste ano, nas quais o partido buscará traduzir seu legado trabalhista em vitórias significativas nas urnas.

O partido também firmou parceria com a Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, destacando o alcance global dos ideais trabalhistas. Este acordo é mais do que uma troca de conhecimentos; é um reconhecimento da relevância internacional dos princípios de Brizola. O partido se estende além das fronteiras, mostrando que as ideias trabalhistas têm um papel fundamental no cenário global.

Finalmente, o curso de Formação Política para Núcleos de Base sublinha a importância da educação política contínua. Ao capacitar militantes e líderes locais, o PDT não apenas honra o legado brizolista, mas também prepara o terreno para o futuro. A luta por uma sociedade mais justa e igualitária continua, com as novas gerações de pedetistas carregando a tocha trabalhista.

Em cada uma destas iniciativas, vemos a essência de Brizola: a busca por justiça social, a valorização da educação e o comprometimento com a democracia. O PDT, ao manter vivo seu legado, reafirma seu papel fundamental na construção de um Brasil para todos, especialmente nas eleições municipais que se aproximam.