Novo livro sobre Brizola chega com novidades sobre a campanha de 62 e a Legalidade

Foto: Everton Gomes

PDT do Rio de Janeiro
30/03/2022

Everton Gomes coordena atividades para que a militância conheça a obra prefaciada por Lupi

Neste ano do centenário de nascimento de Leonel Brizola, outra data importante de sua trajetória política foi lembrada: os 60 anos de sua eleição pela Guanabara, quando tornou-se o deputado federal mais votado do País – até a presente .

A vida de Brizola, sua carreira política no Rio Grande do Sul, o contexto político do governo trabalhista de João Goulart e a recente criação do estado da Guanabara, governado por Carlos Lacerda (UDN), foram também objetos de análise no livro “Brizola 62: da Guanabara para o Brasil”, de autoria do historiador Guilherme Galvão Lopes.

Doutorando em História e Ciência Política pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pesquisador de Estudos Políticos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Instituto de Finanças Funcionais para o Desenvolvimento (IFFD Brasil), Guilherme Galvão afirma que as eleições de 1962 mudaram para sempre os rumos da política do Rio de Janeiro.

Algumas das consequências daquela eleição são nítidas e permanentes. A primeira e mais importante foi a consolidação de Brizola como liderança política nacional, em um processo iniciado com a Legalidade, no ano anterior. Além disso, o governador gaúcho foi o deputado mais votado, com cerca de 27% dos votos na Guanabara, derrotando a UDN em seu principal reduto eleitoral. Desta forma, Brizola se credenciou como potencial candidato presidencial em 1965, eleição que não ocorreu por conta do golpe. Mesmo assim, Brizola permaneceu no imaginário político carioca e fluminense, o que possibilitou a retomada de sua carreira 20 anos depois, quando foi eleito governador do Rio pela primeira vez.

Everton Gomes, integrante da direção nacional, está organizando algumas atividades para que militantes do partido e jovens conheçam um pouco do relato contido no livro.

“Difundir a história do nosso maior líder é importante para que as novas gerações saibam a dimensão dos nossos propósitos”, diz ele.

O livro possui prefácio do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e sua contra capa é assinada pelo cientista político Samuel Braun, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Publicado pelo Clube dos Autores, o livro já está disponível para venda, e o lançamento oficial está previsto para ocorrer em abril.

Link para aquisição do livro: https://clubedeautores.com.br/livro/brizola-62-da-guanabara-para-o-brasil