Nota de solidariedade do Movimento Negro em apoio ao jogador Vini Jr.


Movimento Negro do PDT
23/05/2023

A Secretaria Nacional do Movimento Negro do Partido Democrático Trabalhista, presta total solidariedade ao jogador de futebol Vini Jr. face aos ataques racistas que tem sido vítima na Espanha, país onde atua profissionalmente.

Vini Jr. é um jovem negro, de origem humilde que devido ao seu talento e profissionalismo, hoje é considerado um dos melhores jogadores do pebol mundial e referência para a juventude negra pelo simbolismo que está contido em sua trajetória. Tal fato o faz alvo recorrente e preferencial de racistas frustrados e covardes, entranhados numa sociedade decadente, supremacista, nazifascista e desprovida de valores éticos relativos à dignidade humana e que usam o ambiente coletivo do futebol para deflagrar o ódio contra seu semelhante.

Destarte, reiteramos nosso repúdio e apelamos à FIFA, UEFA, LA LIGA e autoridades espanholas para que os agressores sejam punidos de forma exemplar e que também incorporem protocolos na organização de regulamentos das competições para dar um basta e banir de vez com o fascismo e racismo, ora presentes, no esporte daquele país.

Brasília-DF, 22 de maio de 2023

Ivaldo Paixão
Presidente da Secretaria Nacional do Movimento Negro do PDT