Uma das referências trabalhistas e ambientalistas do Paraná e do Brasil, o ex-deputado Nelton Friedrich, participará nesta quinta-feira (28), da 6ª edição do Fórum Social Mundial da População Idosa, que teve início nessa segunda-feia (25). Realizado em parceria com o V Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência (PCDs) e com o III Fórum Social Mundial das Diversidades, o evento, que vai até o dia 29 , será transmitido virtualmente, devido à pandemia do Coronavírus.
Juntamente com outras grandes referências no assunto, Nelton participará do painel “Perspectivas Ambientais e Relações Internacionais: Brasil, maior potência ambiental do planeta”.
Ex-secretário de Meio Ambiente do Paraná e criador do premiado programa Cultivando Água Boa, Nelton Friedrich participará no 2º Bloco, cujo tema é ‘Municípios Sustentáveis e Saudáveis (o poder local, novos prefeitos (as) e o desafio: fazer o global com o local)’, com início previsto para às 15h45. Friedrich falará sobre ‘Boas práticas (dar escala) & Nova Governança’.
Também participam deste bloco Patrícia Menezes, coordenadora da Rede ODS BRASIL e referência em ação prática em municípios, com a palestra 17 ODS e o ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis e o deputado estadual Dr. Thiago Duarte (DEM-RS), com a palestra “Pandemia, saúde e sustentabilidade e o poder local”.
A programação completa do Fórum Social Mundial 2021 pode ser conferida no site do evento e o painel “Perspectivas Ambientais e Relações Internacionais” pode acessado através do link abaixo: (https://alergs.webex.com/alergs/j.php?MTID=md2f3807c399151375ed80ba38fdcd6bd)
O trabalho de Nelton Friedrich
Ex-presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, do PDT, entidade voltada para estudos, programas e projetos do trabalhismo, Nelton Friedrich é natural de Sobradinho (RS), mas vive no Paraná desde 1960.
Graduado em Direito pela PUC-PR, foi eleito deputado estadual e líder do MDB na Assembleia Legislativa do Paraná em 1978. No Governo do Estado, foi Secretário de Meio Ambiente, Saneamento, Habitação e Energia do Paraná.
Eleito deputado federal constituinte, participou ativamente da elaboração da nova Constituição Federal do Brasil, quando apresentou 513 emendas, das quais 131 foram totalmente atendidas.
Foi Secretário Especial da Prefeitura de Curitiba e de 2003 a março de 2017 foi Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional e principal criador do Programa Cultivando Água Boa (implantado com 20 ações, em 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná 3).
O Cultivando Água Boa se tornou referência e recebeu 25 prêmios nacionais e internacionais, em especial o da Carta da Terra e o da Organização das Nações Unidas (ONU), Década da Água, como a Melhor Gestão Mundial da Água com Participação Social 2015.