Não deixaremos ser em vão

Por Romeu Aldigueri
28/04/2021

O Brasil tem escassez de vacinas. Sim, o País com o mais eficaz sistema de vacinação do mundo, tem problemas com o fornecimento das vacinas.  Menos de 15% da população se vacinou com a 1ª dose. Dependemos da China, com a qual o governo federal brigou, e a Índia para receber insumos e produzir o imunizante.

A União se recusou a comprar 70 milhões de doses da Pfizer, conforme relatam inúmeras matérias jornalísticas e que registram a origem do nosso maior problema:  a falta de um medicamento já existente.  O Ministério da Saúde demonstra todo dia incompetência e desídia pois não tem um mínimo de planejamento, sem se falar que não há visão de estado, mas sim de governo. Um governo inapto, frágil, perdido. Prova-se isso com a demissões de ministros fundamentadas em aspectos políticos, não técnicos. E mais:  há um mês o ministério da saúde mandou que usassem o estoque de vacinas, sem atentar para a parcela relativa à segunda dose. Agora muda de opinião como se suas diretrizes não resultassem em mortes.

Com tudo isso, vem agora a Anvisa do Governo Federal, em movimento, no mínimo, muito estranho, e proíbe a compra da vacina Sputnik V, que já é usada em mais de 60 países, embora com 91,5% de eficácia. Será porque os governadores do Nordeste estão fazendo a compra direta, e isso fere os planos políticos de um grupo?

Lamentamos muito a politicagem sendo usada no momento em que o País está beirando os 400 mil mortos. O governo federal parece não cansar de fazer o povo brasileiro sofrer. É bom a população saber que mais um crime está sendo cometido contra a população. E a história não perdoará, assim como os bancos dos tribunais nacionais e internacionais que, um dia, julgarão tudo isso e vingarão as muitas famílias que sofreram. Porque não há de ser em vão. Nós não deixaremos.

*Romeu Aldigueri é deputado estadual pelo PDT do Ceará.