Movimento Negro do PDT divulga posicionamento sobre a redução dos juros para crédito consignado para aposentados

Foto: Agência Brasil

18/03/2023

Na última segunda-feira (13), o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), aprovou a proposta do Governo Federal de redução da taxa máxima de juros do empréstimo consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Conduzido pelo ministro da pasta, Carlos Lupi, o colegiado definiu o novo limite das operaçções, que saiu de 2,14% para em 1,70% por mês.

Em meio meio aos inúmeros protextos dos bancos do País contra a medida, vários segmentos também se posicionaram a favor da decisão do CNPS, manifestando amplo apoio ao ministro Lupi, dentre eles, o Movimento Negro do PDT.

“A grita dos bancos frente à decisão só confirma o quão acertada ela é. Ninguém esperaria que seria diferente. Não é a decisão do Conselho que está errada, mas sim a lógica predatória dos bancos brasileiros, que não se comprometem com o combate ao endividamento que gera mais miséria e arrocho”, afirma o movimento pedetista por meio de nota divulgada nessa sexta-feira (9).

No documento, o movimento pedetista convoca a população para uma manifestação, nos dias 21 e 22 deste mês, em frente ao prédio do Banco Central, na Avenida Paulista, às 10h, quando acontece a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), “para que haja mudanças na política de juros, de modo que favoreça o crescimento econômico e a renda dos mais pobres”.

Leia a íntegra do Posicionamento do Movimento Negro do PDT sobre a redução dos juros para crédito consignado para aposentados.