Movimento Cultural Darcy Ribeiro mobiliza militância com seminário “Cultura que emancipa”


Movimento Cultural Darcy Ribeiro
24/10/2023

Organizado pelo Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR), a primeira edição do seminário “Cultura que emancipa”, abordou temas significativos e de relevo para a formação política da militância. Realizado no último sábado (21), na Câmara Municipal de Passo Fundo (RS), o evento iniciando-se pela manhã com a apresentação de Lauri Bernardes e de Barbara Camargo.

Com uma participação virtual, o presidente Estadual do PDT do Rio Grande do Sul, Romildo Bolzan Jr., respaldou a importância do MCDR e confiou maiores responsabilidades para o movimento, em face da situação conjuntural.

O primeiro ponto do seminário foi a abordagem da História Econômica do Brasil, de Vargas até Lula (1930-2023). A palestra, feita pelo historiador e economista Cássio Moreira, foi vista não apenas pelos que estavam presentes no evento, mas também com a ampla participação virtual através da plataforma digital do MCDR.

O quilombismo, à luz dos valores do socialismo moreno, seria abordado pelo Professor Valdemar de Moura Lima, desenvolvendo uma abordagem bastante atual, à luz dos princípios do Trabalhismo Brasileiro sob a agenda étnico-racial.

O tema da Educação, em meio aos dilemas e os desafios para o século XXI, foi tratado pela Professora Regina. Para além dos chãos da escola, Regina mencionou sobre o papel do Trabalhismo Brasileiro em torno da valorização da carreira docente, além das necessidades urgentes para os professores, alunos, funcionários e pessoas que integram o ambiente escolar.

Tratando o tema com bastante clareza e objetividade, ao lado de Gelson Filipin, o consenso no seminário foi de que não adianta o PDT defender a Educação se não sabe como executa-la.

Em seguida, o debate sobre o urbanismo e a sustentabilidade nas cidades foi a pauta abordada pelo Professor José Xaides. Quadro nacional respeitado no tema, além de mencionar sobre o Plano Diretor Urbano e o Estatuto das Cidades, Xaides mencionou o desafio de humanizar as cidades, permitindo um desenvolvimento sustentável nos espaços urbanos.

O municipalismo foi a pauta colocada por João Luiz Vargas, à luz de sua experiência comprovada e conhecimento com autoridade em torno do tema, além de ter exercido funções não apenas como parlamentar, assim como a de Prefeito.

Finalizando, além das pautas associadas ao maior espaço de participação política feminina nos espaços de instância partidária, o tema sobre o VI Congresso Nacional do PDT foi o objeto de análise de Wendel Pinheiro, diante dos desafios do Partido para os próximos anos sobre aquilo que a agremiação trabalhista deseja ser.

Nova Direção

No fim do seminário, Lauri Bernardes comunicou aos presentes que tiraria uma licença temporária e, assim, passou a Presidência do MCDR-RS para a Barbara Camargo, atual vice-presidente. E assim, ela assume o comando da organização gaúcha.

O Seminário em Passo Fundo foi o pontapé inicial para formatar os processos de transformação e de debate com conteúdo qualificado no interior do PDT. E está previsto, em breve, outros seminários nos mais diferentes pontos do Rio Grande do Sul.