Morreu nesta terça-feira (9), no Rio de Janeiro, aos 37 anos, o ex-deputado federal pelo PDT fluminense, David Miranda. O pedetista completaria 38 anos nesta quarta-feira (10). O anúncio do falecimento foi feito pelo marido de David, o jornalista Glenn Greenwald, nas redes sociais. David Miranda deixa três filhos.
Miranda estava internado desde agosto de 2022, quando foi hospitalizado para tratar uma infecção gastrointestinal, e foi alvo de infecções sucessivas, em um quadro de septicemia.
Formado em jornalismo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Rio de Janeiro (RJ), David Miranda exerceu o mandato de deputado federal pelo PDT entre 2019 e 2022. Antes, foi vereador na cidade do Rio de Janeiro, pelo PSOL, de 2017 a 2019.
Na Câmara, o deputado atuou na defesa dos direitos humanos, da igualdade de oportunidades, da educação, do meio ambiente e contra o racismo, o preconceito e os maus tratos aos animais. Em sua passagem pela Casa, apresentou propostas em defesa dos direitos LGBTQIA+; violência relacionada à raça e à etnia, além do projeto que cria o programa para a prevenção ao suicídio e sofrimento psíquico de profissionais da segurança pública.