Miguelina Vecchio participa do lançamento do Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos

Ascom PDT do Paraná
25/11/2021

A presidente da Ação da Mulher Trabalhista no Paraná, Ana Moro, assumirá a coordenação-geral do Fórum

Um espaço suprapartidário de mulheres que juntas poderão mapear, construir e articular projetos para valorizar e atrair mais mulheres para os espaços de poder. Esta é a proposta do Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, que será lançado no dia 29 de novembro, em Curitiba.

“Nosso objetivo é combater e deixarmos de lado os falsos argumentos de desinteresse das mulheres pela política. Alguns partidos e lideranças têm atribuído às próprias mulheres a responsabilidade pela sub-representação. Precisamos nos unir contra esses argumentos e por maior igualdade da tomada de decisões. A maioria deles (homens) opera para preservar sua condição de sobre-representação e privilégios, e o Fórum será um espaço suprapartidário de discussão sobre esses obstáculos e desafios”, destaca a Coordenadora Nacional do Fórum de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, Miguelina Vecchio.

O Fórum Paranaense será vinculado ao Fórum Nacional Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos. Ele foi criado em 23 de julho deste ano e já conta com o apoio de 11 partidos no Paraná. Participam integrantes dirigentes do PV, PSB, PT, PDT, PCdoB, MDB, PSDB, PSC, Cidadania, Republicanos e Partido Novo.

Durante a programação do evento serão empossadas as coordenadoras do Fórum, que terá Ana Moro (PDT-PR) como coordenadora-geral e Daniella Blanc Pierri Marques (Pros-PR), Rosalina Batista (PSDB-PR), Marcilene Soares da Silva Paes (Repulicanos-PR), Maria Ezi Cheiran Neta (PSB-PR), Elza Maria Campos (PCdoB) e Mirella Ferraz (Cidadania-PR) como coordenadoras regionais.

Contexto
Segundo dados do TSE cerca de 46% dos filiados de partidos formados são mulheres. No entanto, o Brasil está entre os países com a menor representação feminina na política no mundo: 133º lugar no ranking global, com apenas 15% de mulheres na Câmara dos Deputados, por exemplo, acima apenas de Bahamas, Antigua e Barbuda, Belize e Haiti.

O objetivo principal do Fórum é auxiliar e enfrentar os obstáculos que as mulheres têm para se candidatar e se eleger para cargos no executivo e legislativo no país, mas além disso, o Fórum quer ser um suporte para a apresentação de propostas relevantes para mudança do cenário político brasileiro tendo à frente dessas discussões e decisões, as mulheres, as maiores eleitoras do Brasil.

Além disso, irá organizar reuniões com segmentos partidários e integrantes de governos estaduais e municipais para debater esses temas.

Posse
A posse das integrantes do evento organizado pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, dentro da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, evento organizado pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

“Vamos debater projetos que atendam as mulheres, combatam a violência contra as mulheres, discuta os desafios e as estratégias para a construção de uma agenda conjunta de mulheres dirigentes partidárias para o monitoramento das políticas de gênero do governo e pautas que visam contribuir para mudar o cenário de sub-representação das mulheres no universo político”, disse a deputada Cristina Silvestre (CDN), procuradora da Mulher no Legislativo.

Ativismo

A instalação do fórum faz parte da programação da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 46% dos filiados a partidos são mulheres. No entanto, o Brasil está entre os países com a menor representação feminina na política no mundo: 133º lugar no ranking global, com apenas 15% de mulheres na Câmara dos Deputados.

O Paraná também enfrenta um cenário de sub-representatividade na política, entre os cargos de liderança dos partidos, apenas 11% são ocupados por mulheres. Entre os 33 parlamentares federais, cinco são mulheres: Luísa Canziani (PSD), Leandre (PV), Christina Yared (PL), Aline Sleutjs (PSL) e Gleisi Hoffmann (PT). São cinco deputadas estaduais: Cristina Silvestri (CDN), Maria Victória (PP), Cantora Mara Lima (PSC), Mabel Canto (PSC), Luciana Rafagnin (PT). São ainda 39 prefeitas, 48 vice-prefeitas e 579 vereadoras.

Fórum Paranaense de Mulheres de Partidos Políticos
Telefone: 41-99919-9800