Maceió recebe lançamento da cartilha dos 40 anos dos Cieps


Wellington Penalva
13/08/2025

Publicação do CMT resgata o legado de Brizola e Darcy na revolução da educação pública

 

Na próxima sexta-feira (15), às 19h, a sede do PDT de Alagoas, em Maceió, será palco de um reencontro com um dos capítulos mais inspiradores da história da educação pública brasileira. A Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), por meio do seu Centro de Memória Trabalhista (CMT), lança, na capital alagoana, o novo volume da série Legados Trabalhistas, inteiramente dedicado aos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps).

Idealizados por Darcy Ribeiro, projetados por Oscar Niemeyer e implantados com prioridade absoluta nos governos de Leonel Brizola, os Cieps romperam com a lógica excludente herdada da ditadura e ofereceram, pela primeira vez, um modelo integral de formação humana: escola de tempo integral, alimentação de qualidade, cuidados médicos e odontológicos, esporte, cultura, biblioteca e acolhimento para as crianças mais vulneráveis. Tudo sustentado por uma decisão política ousada: 33% do orçamento estadual destinado à educação.

“O projeto dos Cieps é a proposta mais revolucionária que o Trabalhismo ofereceu ao país. Uma escola que forma o ser humano por inteiro. Uma escola comunitária, de tempo integral, que acolhe a criança em todas as suas dimensões”, afirma Henrique Matthiesen, coordenador do CMT, que apresentará a cartilha e debaterá sua atualidade no evento.

O governador em exercício de Alagoas e presidente estadual do PDT, Ronaldo Lessa, reforça o papel transformador da educação: “Um povo educado é capaz de avaliar se o governo e o parlamento estão, de fato, cumprindo o papel que lhes foi confiado. Educação é a base da consciência crítica e da democracia”.

Promovida pela FLB-AP de Alagoas, sob coordenação de Alexandre Câmara, a noite contará com roda de conversa, leitura comentada e distribuição gratuita da publicação. Será um convite aberto a jovens, educadores e movimentos sociais para revisitar e reativar esse horizonte de dignidade, cultura, afeto e consciência que marcou os Cieps e segue inspirando novas experiências de educação integral no Brasil.

📍 Sede do PDT – Maceió

🗓 15 de agosto (sexta-feira)

⏰ 19h

📘 Distribuição gratuita da cartilha