Lupi e Manoel Dias prestigiam encerramento do curso de Formação Política para Núcleos de Base

Foto: Edevaldo Pereira

Por Elizângela Isaque
07/11/2023

Nessa segunda-feira (6), os alunos do curso de Formação Política para Núcleos de Base participaram da cerimônia de diplomação na aula de encerramento que aconteceu de forma híbrida, na sede nacional do PDT, em Brasília (DF), e pela internet, com as participações especiais do presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Paqualini (FLB-AP), Manoel Dias, e do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Vários vice-presidentes da FLB-AP, dos quais muitos participantes do curso, também prestigiaram o momento, que foi conduzido pelo secretário nacional de Núcleos de Base, João Cyrilo.

O objetivo dessa capacitação foi a partir do conhecimento de toda história e importância do Trabalhismo no Brasil, formar multiplicadores de Núcleos de Base a partir de uma militância consciente do papel do PDT na manutenção da democracia no País, hablitada para a luta por uma nação mais justa e para ampliar o protagonismo trabalhista no enfrentamento dos desafios atuais encontrados em todas as esferas da nossa sociedade.

Para Manoel Dias, os cursos de capacitação oferecidos pela FLB-AP, que agora contam disseminadores como o Centro de Formação de Gestores Trabalhistas (CFGT) e a primeira Formação Política para Núcleos de Base, são aliados importantes para a capacitação e engajamento da militância, assim como instrumentos de multiplicação dos Núcleos de Base, essenciais para o fortalecimento do partido.

“É responsabilidade da Direção Nacional do partido, assim como de nossa militância, se preparar e formar quadros qualificados para a construção dessa alternativa revolucionária que é o nosso partido, o Partido Democrático Trabalhista”, asseverou o presidente da FLB-AP, que ressaltou ainda a importância da capacitação da militância para a formação de quadros partidários qualificados, sobretudo para as próximas eleições, considerando que o resultado das eleições do ano que irão refletir no pleito de 2026.

Engajamento

Cerca de 365 inscritos, somando mais de 50 Núcleos de Base espalhados pelo País, tiveram a oportunidade de participar da formação, que teve como base o curso “Do Positivismo ao Trabalhismo do século XXI”, elaborado pelo Centro de Memória Trabalhista (CMT), sob a coordenação de Henrique Matthiesen, e disponibilizado pela plataforma da Universidade Aberta Leonel Brizola (ULB).

De acordo com João Cyrilo, a Formação Política para Núcleos de Base foi concluída com um profundo sentimento de alegria e satisfação para todos os envolvidos.

“Durante semanas, acompanhamos toda a trajetória e legado do Trabalhismo brasileiro com muito diálogo e aprendizado, aproximando quadros intelectuais do partido para orientação da militância. A capacitação permanente do militante é uma das pernas fundamentais para o sucesso da nucleação, a outra é a prática: realizar atividades, intervir na realidade e demostrar a capacidade da nucleação de ser um ativo importante na organização e no crescimento partidário”, assinala Cyrilo.

Já o ministro Lupi ressaltou a importância da formação política pedetista para se construir cidadãos verdadeiramente patriotas, politicamente conscientes e sensibilizados acerca dos reais problemas e necessidades da população brasileira.

“A pátria está clamando por quem a ame profundamente. Deixem de usar a pátria brasileira para roubar nossas riquezas e para tirar nossos direitos. Vamos ajudar a pátria brasileira a ser de todo o povo brasileiro. Essa é a minha palavra, Manoel [Dias], de agradecimento, de incentivo, a de gratidão a todos vocês, [da FLB-AP] por lutarem a nossa causa trabalhista. O Trabalhismo verdadeiro só existe no PDT, que resiste a tudo e a todos com a força das nossas ideias”, enalteceu Lupi. “Parabéns a todos pela contribuição que vocês estão dando para construirmos o Brasil que sonhamos”, enalteceu Lupi.

Diplomação

Ainda na cerimônia, alguns alunos puderem expressar seu sentimento e impressão acerca do curso, e todos que estiveram presente receberam seu diploma de conclusão diretamente das mãos de Manoel Dias. Os demais concluintes da formação receberão o certificado em suas respectivas residências.