Liderança negra trabalhista, Alceu Collares conta sua trajetória ao “Trabalhismo na História”

Wellington Penalva
17/11/2023

Série do CMT revela a luta de um dos fundadores do PDT para tornar o Brasil mais justo e igualitário

O Centro de Memória Trabalhista (CMT) do PDT lançou recentemente um novo episódio da série “Trabalhismo na História”. Próximo ao Dia da Consciência Negra, esta edição é mais do que necessário: ele traz como figura central Alceu de Deus Collares, uma das maiores lideranças negras da política nacional, personalidade influente e um dos fundadores do PDT.

Collares, que tem uma trajetória marcada por papéis importantes como vereador, deputado federal, prefeito e governador do Rio Grande do Sul, compartilha em sua entrevista experiências valiosas que refletem a essência do Trabalhismo. Sua relação com Leonel Brizola, uma das figuras mais emblemáticas do partido, é um dos destaques, ilustrando o compromisso com os ideais trabalhistas.

A entrevista aborda também a relevância de Collares como uma das poucas lideranças negras de destaque na política brasileira. Ele fala sobre questões raciais e sociais, refletindo sobre o papel do Trabalhismo em buscar a igualdade e justiça social. O trabalhista ressalta a importância da educação como ferramenta de transformação e destaca a necessidade de reformas sociais para enfrentar as desigualdades.

Este episódio da série “Trabalhismo na História” não só traz à tona as memórias de um político influente, mas também ilumina aspectos fundamentais do Trabalhismo brasileiro. O relato de Collares oferece uma visão interna sobre a evolução do partido e sua relevância na história política do país.

Para aqueles interessados em compreender melhor a trajetória do Trabalhismo no Brasil e a contribuição de Alceu Collares para este movimento, a entrevista completa está disponível no canal do CMT no YouTube. Este é um recurso valioso para estudantes, pesquisadores e qualquer pessoa interessada na história política brasileira.