Leônidas Cristino participa de audiência e questiona ministro sobre ociosidade das refinarias de petróleo


PDT na Câmara
04/05/2023

O deputado federal Leônidas Cristino do PDT cearense participou, nessa quarta-feira (3), de uma audiência pública com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na Câmara dos Deputados, e provocou o chefe da pasta sobre as refinarias da Petrobras que operam com apenas 70% da capacidade, obrigando o Brasil a importar combustível. “Essa equação eu não consigo entender. Mais grave ainda, esta estão sendo sucateadas”, disse Cristino.

Em resposta ao deputado, o ministro disse que o Brasil deve buscar a autossustentabilidade na produção de gasolina, e o governo vai cobrar da Petrobras a modernização das suas refinarias.

“Há, de minha parte, de forma pública, uma defesa incondicional [das refinarias] e nós vamos ter a coragem de fazer uma interlocução firme com a Petrobras”, disse Silveira. “O governo tem que ter a coragem de falar que é o controlador. Ele vai respeitar a governança da empresa, mas ele não vai abrir mão que ela cumpra o seu dever com o País”, destacou.

Outros pontos levantados por Leônidas Cristino foram a transição energética, com o uso do hidrogênio verde; a privatização da Eletrobrás; o marco legal das eólicas de offshore; a exploração da mina de Itatiaia, em Santa Quitéria (CE); e as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que vai servir para agilizar o escoamento da mineração e da agricultura das regiões envolvidas e está sendo executada sem ter um porto.