Leila do Vôlei é PDT

Foto: Alexandre Amarante

30/03/2022

Senadora se filiou ao partido e, se depender do presidente Lupi, será candidata ao Governo do DF

Os quadros do PDT ganharam um reforço, e dessa vez foi no ataque. A senadora e ex-jogadora de vôlei, Leila Barros, a Leila do Vôlei, se filiou ao partido na tarde desta quarta-feira (30), na sede nacional da legenda em Brasília. A parlamentar se junta à sigla para possivelmente concorrer ao Governo do Distrito Federal ou compor uma frente ampla de oposição na Capital Federal.

Durante o ato de filiação, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, reforçou a presença das mulheres no partido, o que, de acordo com ele, é uma preocupação que existe desde a sua fundação. “O PDT tem a questão da mulher como prioridade absoluta desde que começou lá atrás com Brizola. Leila veio para o partido para ser campeã, vitoriosa, para encabeçar uma nova fase em Brasília”, ressaltou.

Quanto à vontade de que a senadora concorra ao próximo pleito para o Governo do DF, Lupi não negou que essa era a sua predileção, mas deixou o caminho livre para a nova partidária. “Leila hoje se junta a nós e tem uma carta em branco. Você [Leila] faz o que quiser com o seu destino. Se depender de nós, vai sair candidata à governadora, e para ganhar. Meu coração está olhando para a primeira mulher governadora do DF”, expôs o presidente.

A senadora chega ao partido muito bem disposta e afirma que, tal qual o PDT, tem o trabalho grafado em sua carreira. “Tudo na minha vida foi de luta e de muito trabalho. Eu fui forjada na luta. Com esperança, trabalho e foco vamos fazer uma Brasília melhor”, afirmou Leila. Ela ainda lembrou que a agremiação trabalhista ocupa um lugar especial em sua memória sobre política. “Sempre fui encantada pelo PDT. Minha mãe era encantada por Brizola e, veja que curioso, minha filiação acontece no ano do seu centenário”, contou.

Apesar de acender a luz de uma candidatura própria para o Governo, a situação política ainda não é clara o suficiente. Liderança política local presente no evento, Antônio Reguffe (sem partido) ressaltou a importância de se construir uma rede ampla de apoio para mudar a realidade da política no Distrito Federal. “Leila, temos aqui um compromisso com o DF, formado por pessoas de bem, e tenho certeza que vamos oferecer uma alternativa para essa cidade”, disse o parlamentar.

Para o presidente do PDT no DF, George Michel, a chegada de Leila é uma referência para as mulheres do partido. Vale lembrar que os pedetistas têm lutado, principalmente por meio do movimento Ação da Mulher Trabalhista (AMT), para potencializar a inserção do público feminino no cenário político de todo o País.

Quem também esteve presente no ato de filiação foi o líder do PDT na Câmara, o deputado federal André Figueiredo. Ele associou a imagem aguerrida da ex-jogadora nas quadras à sua atuação parlamentar que tem sido de muita firmeza e comprometimento. O parlamentar ainda proferiu: “Que Leila possa nos dar esse grande ace para vencermos no DF e no Brasil com Ciro presidente”.

O evento contou ainda com a presença de diversas lideranças políticas do DF como o senador Izalci Lucas (PSDB), o senador Jorge Kajuru e o deputado federal Professor Israel (PV).