Jefferson Péres, 12 anos de saudade


Por Marcelo Barros
23/05/2020

O dia 23 de maio é sempre um dia de saudade para os pedetistas do Amazonas. Há exatos 12 anos, Jefferson Péres nos deixava e começava a dura jornada de seguirmos em frente sem a sua orientação, sua sabedoria e seu equilíbrio.
O Brasil acompanhou a ascensão daquele franzino homem, vindo direto da Câmara Municipal de Manaus para o Senado Federal em 1995. Dono de opiniões fortes, contundentes e sempre com a fala mansa e equilibrada, granjeou o respeito inclusive dos seus adversários na arena política. Jefferson era aquilo que se espera de um tribuno e conjugava verdade com moderação.

Em 1999, Jefferson adentrou no PDT e marcou a história do partido como líder de nossa bancada no Senado. Com atuação firme e ética, nunca se ausentou dos grandes temas nacionais e sempre teve a sua opinião levada em conta pelo equilíbrio mesmo nos mais duros embates.

Em 2006, compôs com Cristóvam Buarque a chapa pedetista à Presidência da República, cumprindo o papel de levar a mensagem trabalhista para o Brasil e trouxe votos muito importantes para que o partido rompesse a cláusula de barreira naquela eleição.

Os pedetistas amazonenses e sua legião de admiradores, amigos e eleitores sentem muita saudade desse grande homem. Em tempos de dilapidação dos valores éticos, morais e de respeito à “Coisa Pública”, sua palavra seria como um farol em meio as noites escuras da política atual.

Faltam a coerência, a contundência e o equilíbrio de Jefferson Péres na maior parte dos homens públicos de hoje. O Amazonas vive uma decadência moral dos seus políticos faz tempo. Depois da morte de Jefferson, nosso estado viu vários governadores sendo acusados de corrupção na saúde, sendo que um deles foi preso.

Com certeza, se aqui estivesse com os atuais 88 anos, não estaria na seara eleitoral, mas estaria fazendo o que mais gostava, que era falar de política e ensinar pela palavra e principalmente, pelo exemplo.

Saudades sim. Jefferson Péres faz muita falta e seu legado está aí para todos nós seguirmos. Como diria o mestre: “Quem caminha com o povo, nunca estará sozinho”.

Jefferson Péres VIVE! Jefferson Péres PRESENTE!
Saudações Péres-Brizolistas.

*Marcelo Barros é membro do Diretório Nacional do PDT pelo Amazonas