II edição de Embaúba – Cultura Política acaba de ser publicada

Wellington Penalva
06/11/2023

Revista trabalhista segue apresentando os principais debates do Trabalhismo no Brasil

A segunda edição da Revista Embaúba – Cultura Política acaba de sair e chega com um editorial revelador sobre a continuidade do Trabalhismo no Brasil e a necessidade de cuidar dos jovens. Além disso, a publicação conta com textos de diversos autores trabalhistas sobre as temáticas de suas editorias: Memória; Desenvolvimento; República; Justiça Social; Futuro; e Soberania. A seção de entrevista ouviu o deputado federal Max Lemos (PDT-RJ).

Escrita por Júlio Carolino, Felipe Biasoli e Juliano Gonçalves, a editoria “Desenvolvimento” fala sobre a experiência de Maricá (RJ) na COP 27, a luta pela garantia da Amazônia e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Os textos abordam questões fundamentais para o crescimento do país, seja na economia, na sustentabilidade ou na área social.

O editorial da segunda edição de Embaúba é um recado para os trabalhistas. Lembrando as lideranças do passado e seus legados, o texto expõe a necessidade de renovação do Trabalhismo e do partido por meio de quadros qualificados. De acordo com a revista, é preciso dar energia e continuidade na luta iniciada por Getúlio Vargas, adequando-a a realidade do século XXI.

A revista também traz uma homenagem a José Bonifácio, prefeito de Cabo Frio (RJ) falecido este ano. O texto, assinado por Osvaldo Maneschy, lembra a trajetória do pedetista e de sua contribuição para o desenvolvimento do município que liderou por mais de uma vez. Bonifácio é lembrado como um grande trabalhista na história brasileira.

A entrevista com o deputado Max Lemos trata de um assunto muito caro para o PDT: A expansão do Trabalhismo na Baixada Fluminense. O parlamentar, que está de volta ao partido após 28 anos de ausência, conta o sucesso pedetista e o trabalho para ampliar ainda mais a força da legenda na região.

Embaúba nº 02 ainda trata de Segurança Pública, no texto “Sementes da Violência”, assinado por Cacau de Brito; da evolução do capitalismo em “O Trabalhismo e a Quarta Revolução Industrial”, de Daniel Albuquerque; de Educação em “Educação e Trabalho”, de Felipe Barros; além de outros assuntos indispensáveis à discussão trabalhista.

A segunda edição da Revista Embaúba – Cultura Política, está disponível na biblioteca virtual da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP). Clique aqui e confira.