Foi dada a largada para o 6º Congresso Nacional do PDT: Jornada Virtual impulsiona Grupos de Trabalhos

Por Elizângela Isaque
07/05/2024

Trilha Trabalhista ajuda debatedores a contribuírem de forma significativa para enriquecer temas de sua vocação

Foi dada a largada para o 6º Congresso Nacional do PDT com o início da Jornada Virtual, nessa segunda-feira (6). Serão duas rodadas de encontros nos quais congressistas de todo o país poderão participar das discussões dos 12 Grupos de Trabalhos (GTs) que norteiam as diretrizes do partido e serão apresentadas e debatidas no Congresso deste ano, que discutirá os desafios do Brasil e as bases para seu novo programa partidário.

Após realizarem sua inscrição no Congresso pela plataforma oficial do evento, os participantes devem, posteriormente, se inscrever na Jornada Virtual, que funcionará como etapa pré-Congresso, onde os debatedores escolherão um ou mais temas dentre os 12 GTs, de acordo com sua afinidade, e, então, seguir a Trilha Trabalhista. É nessa fase preparatória para o Congresso que os participantes poderão se familiarizar com os conteúdos, que estarão divididos nas trilhas – Humanista, Científica, Desenvolvimentista e Econômica – e identificados por cores distintas (azul, amarelo, verde e vermelho).

De acordo com a Comissão Organizadora, essa dinâmica proposta pela Trilha Trabalhista, que é uma inovação, no que diz respeito aos Congressos Nacionais do partido, além de subsidiar os debatedores dos GTs, dará oportunidade aos novos militantes de se familiarizarem com a corrente ideológica do Trabalhismo. E é desse contexto que irão aflorar as ideias e as teses que, ao final do Congresso, serão consolidados em um documento final.

“Essa dinâmica foi assim estruturada para melhor embasamento das teses a serem consolidadas, uma vez que os debatedores terão sido guiados por suas vocações, garantindo que os conteúdos sejam muito mais ricos. Os participantes irão se aproximar dos Grupos de Trabalho a partir das Trilhas Trabalhistas, onde identificarão suas afinidades”, explica Manoel Dias, presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e coordenador-geral deste 6º Congresso Nacional do partido.

“O barato das trilhas é que, por meio delas, a gente começa a respeitar as vocações da cada congressista, o que nos permite voltar para a base do partido, valorizando cada movimento e o que está acontecendo dentro do PDT, porque as pessoas vão se orientando por suas vocações”, explica Denise Franco, da Comissão de Sistematização.

Participação livre
Embora o participante esteja seguindo a trilha que corresponde ao seu tema de preferência, orientado pela cor especifica que o designa, ele é livre para participar de quantos GTs ele desejar. Contudo, é seguindo a trilha que aborda o tema de sua vocação que ele contribuirá melhor com a discussão para as teses referentes aos temas debatidos. Por exemplo, se a familiaridade do participante é com a temática Humanista, que tem a cor azul, ao segui-la, ele encontrará mais oportunidade para contribuir e compartilhar experiências com outros membros dos GTs da mesma trilha.

Grupos de Trabalho
Nos GTs, que terão sua plena atividade no segundo dia do Congresso (24/5), a dinâmica será conduzida pelas figuras dos coordenadores, indicados durante o processo da Jornada Virtual junto à Coordenação Geral do Congresso. A expectativa é que cada GT tenha, ao todo, cinco coordenadores, que se revezarão para ajudar na dinamização dos debates.

O conteúdo aprovado por cada GT será consolidado e, posteriormente, na fase pós-Congresso, a equipe de Sistematização irá trabalhar nesse conteúdo para a conclusão do Relatório final.

Confira os 12 temas do 6º Congresso Nacional do PDT

1. Trabalho, Empregabilidade e Renda