FLB-AP participa de lançamento de Núcleo de Base no Paranoá (DF)

FLB-AP/DF
30/01/2024

Objetivo é organizar a comunidade em torno das pautas de educação e trabalho

Na noite de ontem (29), os vice-presidentes distritais da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Denise Franco e João Grams, participaram do lançamento do Núcleo de Base sobre cooperativismo e formação profissional, em Brasília (DF). O objetivo do núcleo é organizar a comunidade da região do Paranoá em torno das pautas de Educação e Trabalho.

O núcleo promoverá acesso a trilhas de aprendizado em temas como artesanato, produção coletiva, capacitação profissional e prosseguirá com a construção de uma cooperativa produtiva com seus membros.

Durante o evento, que contou ainda com a presença do secretário nacional de Núcleos de base, João Cyrilo, a equipe da FLB-AP instruiu os membros do núcleo em temas como empoderamento coletivo, capacidade de transformação social e história das organizações sociais no Brasil e no DF.

O núcleo também contará com o lançamento de uma parceria, em processo de finalização, entre a FLB-AP e uma entidade educacional, que visa disponibilizar cursos capazes de auxiliar na colocação produtiva dos membros dos Núcleos de Base no DF e na construção de redes de economia circular e representação coletiva.

O evento foi finalizado com a definição dos próximos passos para o núcleo, assim como a confirmação de sua coordenação, que será dirigida por Francisca Alves. O núcleo agora se organiza para atrair mais membros em torno de uma formação inicial sobre trabalhismo, cooperativismo e organização social para produção coletiva, à ser iniciada ainda no mês de fevereiro.