Em reunião no Palácio do Planalto, Edvaldo Nogueira defende fortalecimento dos municípios para combate à violência nas escolas


Prefeitura de Aracaju (SE)
18/04/2023

Presidente da Frente Nacional de Prefeitos, o prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira (PDT), participou, nesta terça-feira (18) da reunião convocada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para discussão de políticas de enfrentamento à violência no ambiente escolar. Ocorrido no Palácio do Planalto, o encontro contou com a presença de chefes dos Poderes Judiciário e Legislativo, ministros, representantes do Ministério Público, governadores, prefeitos, além de parlamentares, e teve como principal foco abrir um amplo debate sobre os atos registrados recentemente em instituições de ensino do país, para, a partir deles, estabelecer estratégias de promoção da paz nas escolas e de combate aos crimes cibernéticos.

Em sua participação, Edvaldo Nogueira destacou a importância do fortalecimento dos municípios para que o país possa “dar uma resposta rápida e emergente a este problema que atenta contra a democracia e às escolas do país”.  O pedetista lembrou ainda os 100 dias dos atentados antidemocráticos ocorridos em Brasília, a partir do qual também houve uma reunião extraordinária, conduzida pelo presidente Lula, “para repudiar os ataques à democracia”, e reiterou que, “o momento atual possui o mesmo significado”.

“O que está acontecendo no Brasil, desta vez, do ponto de vista das escolas, exige de nós o mesmo posicionamento. Se naquele momento, levantamos as nossas vozes contra aqueles que queriam liquidar a nossa democracia, precisamos, neste momento, levantar as mesmas vozes, contra aqueles que querem destruir a esperança e o futuro. Sem educação, não podemos construir um país melhor, democrático, livre e não podemos ter um futuro. Portanto, essa reunião é muito importante neste sentido, e especialmente para nós, prefeitos, têm um significado ainda maior porque é na cidade que a vida acontece. As escolas estão nos municípios e os prefeitos são os para-choques dos grandes problemas. Por isso estamos aqui, nos somando a esta iniciativa do presidente Lula, de unificação da federação, para este enfrentamento”, pontuou.

Representando os prefeitos e prefeitas das médias e grandes cidades que congregam a FNP, Edvaldo também apontou três pontos, que segundo ele, devem ser colocados “na dianteira deste enfrentamento”.

“O primeiro deles é a segurança e o estabelecimento  de uma política de enfrentamento que deve envolver os estados e municípios, como este que foi apresentado aqui. O segundo, referenda o que o ministro Alexandre de Moraes disse, que é o combate aos crimes cibernéticos, um fenômeno proliferado em nosso país  através das redes sociais. E o terceiro é a discussão de um projeto educacional que torne as escolas instrumentos para que os meninos e meninas queiram estar nelas, felizes, com a atuação integrada de órgãos”, reiterou o gestor de Aracaju.

Edvaldo acrescentou ainda que “é necessário juntar as ideologias, as cidades, os estados e o país para a construção de um plano eficaz”. “Precisamos juntar as famílias, precisamos atuar conjuntamente e não fugir às nossas responsabilidades. Aracaju já possui o seu protocolo de enfrentamento à violência nas escolas. O Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju se uniram para assegurar que o pânico não seja instalado nas unidades de ensino da nossa capital e do estado. E tenho certeza de que outras cidades e estados também estão trabalhando para esse combate”.

A reunião também teve a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, da primeira-dama, Janja da Silva, do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, do ministro-chefe da  Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, do Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, da ministra da Saúde, Nísia Andrade, além de governadores de todos os estados brasileiros.