Edvaldo Nogueira se reúne com diretoria do BNDES e apresenta demandas das cidades

Ascom Prefeitura de Aracaju (SE)
04/05/2023

O prefeito de Aracaju (SE) e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira (PDT), se reuniu, na tarde desta quarta-feira (3), com a diretora do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Tereza Campello. A audiência, realizada na sede do banco, no Rio de Janeiro, teve como finalidade tratar sobre o fortalecimento da relação entre a instituição financeira e as cidades. Também fizeram parte da reunião, prefeitos e prefeitas que integram a entidade municipalista.

“As cidades são, hoje, os pólos de desenvolvimento do país. São elas que concentram os principais serviços ofertados aos cidadãos e, neste sentido, elas precisam, cada vez mais, se fortalecer, para que possam continuar exercendo plenamente este importante papel de protagonismo. Contudo, para que os municípios continuem atuando de maneira efetiva,  atendendo bem às demandas dos seus moradores, eles precisam de apoio, de grandes parceiros, como as instituições financeiras. Para que as cidades possam avançar, cada vez mais, os bancos de fomento devem abrir oportunidades e é o que trazemos para esta reunião. O BNDES já é um grande parceiro nosso, mas precisamos que ele se abra, cada vez mais, para que nós, gestores, possamos avançar na construção de projetos”, afirmou.

Durante a reunião, Edvaldo elencou as pautas prioritárias para o municipalismo brasileiro e que podem contar com o apoio da instituição financeira. O gestor citou a estruturação de projetos de Parcerias Público-Privadas e concessões, como ferramentas para acelerar os investimentos e desenvolvimento socioeconômico das cidades, a priorização de investimentos para infraestrutura urbana, especialmente na área de mobilidade, além do financiamento em projetos para mitigação de riscos de desastres naturais em cidades, tornando-as mais seguras e sustentáveis.

O presidente da FNP e prefeito de Aracaju também falou sobre políticas e práticas de sustentabilidade, voltadas para a eficientização do uso de energia em equipamentos públicos e gestão eficiente de resíduos sólidos,  e sobre o apoio do banco para investimentos voltados às cidades do g100, grupo de cidades identificadas como mais populosas – com mais de 80 mil habitantes. A flexibilização de regras para operações de créditos voltadas à modernização administrativa, com foco nas cidades do g100, também foi colocada em pauta por Edvaldo.

Alinhamento

Ao ouvir as demandas, a diretora do BNDES, Tereza Campello, disse que o banco “será um dos motores e financiadores da retomada do desenvolvimento do país”. Ela afirmou também que a perspectiva da instituição é retomar “este papel”, como parceira das cidades, e que há um alinhamento com relação às pautas apresentadas. “Essa pauta da resiliência, diante dos grandes desastres naturais, é uma prioridade nossa. Assim como a questão da mobilidade urbana, da construção de linhas para renovação de frota e, também de investimento no sistema frotas de veículos com menos emissões de poluentes”, disse.

Para Edvaldo, a reunião foi “bastante produtiva”. “Nosso principal objetivo é a mobilidade urbana. Então, fico muito feliz que o banco esteja pensando desta maneira, alinhado com os municípios. Saímos daqui com a impressão de que o BNDES e as cidades vão firmar grandes parcerias”, expressou o presidente da Frente Nacional.