Duda Salabert propõe mês dedicado à saúde mental materna

Ascom / Lid. PDT
03/04/2023

A proposta prevê reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários e distribuição de material informativo

A deputada Duda Salabert (PDT-MG) apresentou à Câmara dos Deputados projeto (PL 1567/23) que institui, em âmbito nacional, o “Maio Furta-Cor” como mês dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e à promoção da saúde mental materna.

Segundo a proposta, a promoção do tema deverá se dar por meio de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários e distribuição de material informativo, entre outras ações, sempre priorizando a conscientização da população sobre a importância da saúde mental materna e o incentivo ao engajamento de órgãos da administração pública, empresas, entidades de classe, associações, federações e da sociedade civil organizada nas campanhas sobre o assunto.

A autora da proposição ressalta que há um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e suicídio entre as mães. “Estima-se que uma em cada quatro mulheres sofram de depressão pós-parto, sendo que mais da metade dessas depressões já estão presentes na gestação, porém não são diagnosticadas, muito menos tratadas adequadamente e em tempo”, explica Duda Salabert.