Deputado Idilvan reage e aciona PGR contra Eduardo Bolsonaro por comparar professor a traficante


Ascom Lid. PDT na Câmara / Da redação
10/07/2023

Parlamentar pedetista diz que fala põe em risco integridade dos professores e incita violência nas escolas

 

O deputado pedetista Idilvan Alencar (CE) entrou com uma notícia-crime, na Procuradoria Geral da República, contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que comparou professor a traficante de drogas. A deputada Luciene Cavalcante (PSOL-RJ) também assina a peça.

No último domingo (9), o deputado bolsonarista fez a comparação enquanto discursava em um evento pró-armas, em Brasília. “Não tem diferença de um professor doutrinador para um traficante de drogas que tenta sequestrar os nossos filhos para o mundo do crime. Talvez até o professor doutrinador seja ainda pior porque ele vai causar discórdia dentro da sua casa”, afirmou Eduardo Bolsonaro.

De acordo com Idilvan, o discurso do colega põe em risco a integridade dos professores, sendo um posicionamento criminoso, passível de pena rigorosa. “Essa fala é grave e perigosa, pois incita a violência no ambiente escolar e ataques aos professores. Vamos trabalhar para que haja uma punição exemplar”, frisa o deputado do PDT.

Idilvan Alencar e Luciene Cavalcante pedem que a PGR apure os fato e, ainda, que seja dispensada a instauração de inquérito, já que há “prova inequívoca” do discurso – a fala de Eduardo Bolsonaro foi gravada.

O parlamentar pedetista também vai oficiar os ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos para se pronunciarem sobre o assunto. Além disso, Idilvan vai assinar uma representação do PDT e do PSOL no Conselho de Ética da Câmara por apologia à violência contra professores.