Taxa de juros de crédito consignado cai novamente e é a menor desde novembro de 2021

Por Ester Marques
04/05/2024

Ministro Carlos Lupi reforça políticas para melhorar condições financeiras dos beneficiários do INSS

A gestão do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, tem sido marcada por uma série de medidas voltadas para beneficiar os aposentados e pensionistas do INSS. Sob sua liderança, já foram realizados sete cortes na taxa do crédito consignado. Agora, a taxa média de juros cobrada pelos bancos no empréstimo pessoal consignado para beneficiários do INSS recuou para 22,4% ao ano em março, segundo os dados do Banco Central (BC). Esse é o menor nível desde novembro de 2021, quando o juro médio cobrado na modalidade estava em 21,3% ao ano.

Alinhado às reduções da taxa básica de juros (Selic), o primeiro corte ocorreu em 13 de março de 2023, quando a taxa foi reduzida de 2,14% ao mês para 1,70%. Esse movimento impulsionou a concessão de crédito consignado, que atingiu o valor recorde de R$ 29,02 bilhões.

Tais mudanças, embora tenham sido recebidas com resistência por parte dos bancos, impactam diretamente não apenas no volume de crédito injetado na economia do país, mas também no bolso dos aposentados e pensionistas do INSS.

“Meu compromisso é com os 39 milhões de beneficiários da Previdência Social. Eles que me movem”, afirmou o ministro Carlos Lupi.

Na última decisão, que aconteceu no final do mês passado, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) determinou uma nova redução na taxa do empréstimo consignado, passando de 1,72% ao mês para 1,68%.