Ministério da Previdência Social inaugurou, nesta quinta-feira (1), a nova agência de Bauru, no interior de São Paulo. A unidade, que foi reformada, permite, segundo o ministro Carlos Lupi, a ampliação do atendimento humanizado no Sudeste. “O INSS consolida o processo de reestruturação para proporcionar ainda mais qualidade ao povo”, disse, ao lado da prefeita Suellen Rosim e do superintendente da autarquia federal, Vanderlei Santos.
Beneficiando mais de 81 mil segurados no município com cerca de 380 mil habitantes, a unidade é resultado do projeto de otimização dos espaços do INSS, que começou a ser implementado em 2023.
Através da transferência do atendimento para o prédio da gerência local, os serviços são prestados de forma integrada, incluindo solicitações de aposentadoria e pensão, perícia médica, avaliação social e reabilitação profissional.
“Em novas instalações, os servidores poderão receber, diariamente, mais de 170 segurados. Tanto no formato presencial, quanto virtual, o brasileiro conta com canais eficientes e humanizados para garantir seus direitos”, projetou o ministro, ao lado coordenador regional da Perícia Médica Federal, Marcio Aurelio Soares.
“Com responsabilidade, o governo federal reafirma o compromisso de potencializar o maior programa social do mundo. Em todo o país, são mais de 39 milhões de beneficiários. Investimos para seguir transformando vidas e desenvolvendo o país”, completou.
Ao realçar a importância da seguridade social para o progresso da região, Vanderlei Santos apontou o impacto positivo das novas instalações.
“São instalações adequadas para servidores e segurados. É o esforço conjunto entre Ministério e INSS para viabilizar um atendimento humanizado”, afirmou.
O evento contou ainda com as presenças de parlamentares, do gerente executivo e da gerente da agência do INSS, Wilson Maceri e Simone Grossi, respectivamente, e de representantes da sociedade civil.