Ciro Gomes recebe título de Cidadão do Amazonas e anuncia pré-candidaturas do PDT


PDT do Amaozonas
18/03/2022

A defensora pública Carol Braz é a pré-candidata ao Governo do Amazonas e o ex-deputado estadual Luiz Castro será o pré-candidato ao Senado

O pré-candidato a presidente da República, Ciro Gomes (PDT-CE), recebeu o título de Cidadão do Amazonas na noite dessa quinta-feira (17), durante ato que lançou as candidaturas da defensora pública Caroline Braz (PDT-AM) ao Governo do Amazonas e do ex-deputado estadual Luiz Castro (PDT-AM) ao Senado. O evento, ocorrido no Hotel Blue Tree, teve a presença do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e de Miguelina Vecchio, presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista e vice-presidente nacional da legenda.

A horaria havia sido concedida a Ciro em 2019, mas somente ontem pôde ser entregue. Ao pegar o documento o presidenciável assumiu o compromisso de ser um defensor ferrenho do Estado.

“Eu ainda não tinha tido oportunidade de receber este título, que me compromete mais ainda em defender o Polo Industrial de Manaus, de onde sai 8% da produção industrial do Brasil. Poucos brasileiros sabem disso. Eu sei bem porque tem a minha assinatura a prorrogação da Zona Franca de Manaus. Estou preocupado com a ameaça de privatização do gasoduto Coari-Manaus, que é o gás que abastece a termoelétrica de vocês. Estou preocupado com a concentração de renda em Manaus, que deixa ao interiorano, como único caminho, migrar para a capital e morar em palafitas que estão crescendo assim como os números de violência. A miséria está crescendo. Eu assumo o compromisso de ser sempre um amigo de vocês”, reiterou Ciro Gomes.

Homenagem a Jefferson Péres

A agenda dos pré-candidatos iniciou ainda na tarde de quinta-feira, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), onde eles participaram de sessão solene em homenagem ao aniversário de 90 anos do ex-senador pela legenda Jefferson Carpinteiro Péres, falecido em 2008.

“Homenagear o Jefferson Péres é mais do que homenagear um amigo. É homenagear uma inteligência brasileira, amazônida, manauara. Quando eu me elegi prefeito de Fortaleza, ele se elegeu pela primeira vez a vereador aqui. Organizamos o PSDB num primeiro momento, depois saímos decepcionados. Terminamos juntos no PDT. Ele, infelizmente, morreu muito precocemente”, falou Ciro Gomes sobre o grande amigo.

Pré-candidatos do PDT no Amazonas

Ao lançar a pré-candidatura de Carol Braz ao Governo do Amazonas, Ciro Gomes enfatizou que o papel das mulheres no partido não será meramente para o cumprimento de regra eleitoral, reiterando que elas terão efetiva representatividade.

“Precisamos promover o empoderamento verdadeiro e real, repartindo o poder. Temos um movimento onde a vice-presidente nacional é uma mulher, nossa companheira Miguelina. As mulheres são quem indicam. Estamos determinando que um um terço da publicidade vá para as mulheres. Quando fui prefeito de Fortaleza, metade do meu secretariado era formado por mulheres, no ano de 1988. Depois fui governador do Ceará e metade do secretariado era de mulheres. Assim, a maior parte do orçamento era administrado por elas. Fui muito bem avaliado e, por isso, tenho certeza de que nossa pré-candidata se sairá muito bem na função de governadora”, afirmou Ciro Gomes.

A defensora pública Carol Braz e pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PDT agradeceu o voto de confiança e afirmou sua independência para lidar com as questões que ameaçam o Amazonas nos âmbitos estadual e federal.

“Com relação ao IPI, a gente precisa perceber que essas manobras do Governo Federal só prejudicam o Amazonas. O presidente Bolsonaro, ao declarar que pretendia diminuir a alíquota em 50%, optou por 25% e gerou muita insegurança jurídica, afastando as empresas por causa do pânico. Temos de fortalecer o Amazonas, diversificando as matrizes econômicas, fazendo o que o Ciro disse. Temos os nossos produtos. Por que as nossas indústrias não processam o que nós produzimos? Devemos trabalhar com as potencialidades de cada município. Seremos um estado rico por inteiro. Não podemos ser um estado próspero, com povo pobre”, posicionou-se Carol Braz.

Apresentado por Ciro como pré-candidato do partido ao Senado, o ex-deputado estadual Luiz Castro foi . Esta será a segunda vez que o político experiente concorre ao cargo. Nas eleições de 2018, Luiz Castro ficou em terceiro lugar com mais de 577 mil votos válidos em todo o Amazonas.

“Não posso ser omisso neste processo de reconstrução do Amazonas. O mandato de senador não deve ser ocupado por indicados de grupos hegemônicos que se alternam no poder há décadas. Estou no PDT, estou com o Ciro porque ele foi o único que disse como mudar este cenário de depauperamento do país”, declarou Luiz Castro.