Carlos Lupi diz que até dezembro a espera por um benefício deve ser de no máximo 45 dias


Ascom Previdência Social
28/07/2023

Ministro destacou a realização dos mutirões de perícia pelo Brasil e reforçou que o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social é uma ação emergencial

Durante a 297ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, reforçou seu compromisso com as ações de enfrentamento à fila e disse que até o fim do ano o tempo máximo de espera por um benefício deverá ser de 45 dias. Ele acompanhou a apresentação feita aos conselheiros das medidas da atual gestão para reduzir a espera dos segurados do INSS.

Lupi destacou a realização dos mutirões de perícia pelo Brasil, o uso de documentação para concessão de benefícios por incapacidade (ATESTMED) e reforçou que o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social é uma ação emergencial: “É um programa para lidarmos com uma situação que já herdamos. Um grande estoque de benefícios represados”, disse.

O ministro afirmou que trabalha diuturnamente para solucionar os desafios estruturais, como recomposição do quadro de servidores administrativos e de médicos peritos, aprimoramento de sistemas e segurança. “Já convocamos mil aprovados do último concurso do INSS, estamos solicitando autorização para chamar mais candidatos e já fizemos pedido para realizar concurso para contração de mais médicos peritos”, declarou.

O coordenador-geral de Relacionamento com o Cidadão, José Renato Mousinho, mostrou ao Conselho o Portal da Transparência Previdenciária, lançado no último dia 5 de julho. No site é possível conferir a quantidade de requerimentos deferidos e indeferidos pelo INSS, assim como o detalhamento da fila de pedidos que aguardam conclusão. Mousinho destacou que a quantidade de processos concluídos tem ultrapassado a de requerimentos, o que já representa uma queda gradativa do estoque. “O portal é uma medida de transparência dessa gestão”, disse.

Também esteve presente à reunião o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), Rodrigo Assumpção. Ele falou sobre a atuação da empresa na Previdência Social e se comprometeu a aprimorar ainda mais os sistemas e processos envolvidos na concessão de benefícios do INSS. Assumpção disse que a empresa fará concurso em breve e está comprometida em aumentar sua capacidade de investimentos e de pessoal.

Para mais informações sobre o CNPS acesse: Conselho Nacional de Previdência Social.