Campanha da Legalidade completa 62 anos e ainda é farol para o PDT

Foto: Folhapress

Por Wellington Penalva
25/08/2023

Brizola figurou como a liderança nacional mais ousada e aguerrida na defesa da Democracia

 Há 62 anos, o Brasil testemunhou a mais ousada resistência em favor da Constituição Federal e da Democracia: a Campanha da Legalidade. O movimento armado capitaneado pelo então governador do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola, impediu o golpe militar e garantiu a posse de João Goulart como presidente da República. O dia 25 de agosto marca o triunfo da reação trabalhista e inspira lutas travadas até hoje.

Brizola emergiu como líder inquestionável nessa batalha, que teve início após a renúncia de Jânio Quadros. Como as forças armadas ameaçavam destituir Jango, foi preciso pegar em armas para resistir ao golpe. As reformas e mudanças progressistas que se avizinhavam deixaram setores conservadores inquietos. Foi justamente nesse cenário de incertezas que Brizola ergueu-se como o farol da resistência democrática.

Hoje, relembramos não apenas a notável Campanha da Legalidade, mas também a figura imponente de Brizola. Sua incansável atuação, guiada pelo comprometimento com o bem da nação e do povo brasileiro, ressoa como um exemplo atemporal de liderança e defesa dos valores democráticos.

Na esteira das celebrações, a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLP-AP) disponibiliza uma janela para o passado por meio da cartilha “Em 14 dias, Brizola derrubou o golpe”. Essa narrativa rica e detalhada, acessível na biblioteca virtual da Fundação, guia os leitores em uma jornada, desvendando o dia a dia de uma batalha incansável de Brizola para conter as forças militares que tentavam obstruir a posse de Jango.

A dedicação irredutível do PDT à democracia permanece inabalada. Recentemente, o partido obteve uma vitória na justiça que determinou a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, figura conhecida por desrespeitar a Constituição e tentar um golpe de Estado. Hoje, refletimos sobre a Campanha da Legalidade com a certeza de que a história nos ensina que a resistência, liderada por figuras como Brizola, é a força que forja um futuro mais justo e democrático para todos.

O PDT, historicamente engajado na defesa da democracia, reafirma seu compromisso com os valores democráticos em meio às batalhas contemporâneas.

A cartilha “Em 14 dias, Brizola derrubou o golpe” está disponível na biblioteca virtual da FLP-AB: https://shre.ink/2daW.