Bolsa Família: SMS de Salvador (BA) realiza mutirão para acompanhar saúde dos beneficiários


Ascom Prefeitura de Salvador (BA)
13/11/2023

Ação foi coordenada pela secretária de Saúde e vice-prefeita da capital baiana, a pedetista Ana Paula Matos

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou, no último sábado (11), um mutirão em mais de 60 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atender os beneficiários do Bolsa Família que precisam fazer a atualização do cadastro neste segundo semestre de 2023. A ação teve o objetivo de ampliar o acesso da população assistida pelo programa ao acompanhamento das condicionalidades da saúde.

Em Salvador, 311.267 pessoas devem realizar o acompanhamento das condicionalidades da saúde na vigência do segundo semestre (julho a dezembro de 2023). Até o momento, 110.941 beneficiários – ou seja, 35,64% do total – compareceram para realizar o procedimento.

“Esta é mais uma das nossas estratégias para alcançar a população beneficiária do Bolsa Família, quando as equipes estarão de prontidão, atendendo, acolhendo e garantindo que essas pessoas continuem tendo acesso a esta política pública tão importante”, destacou a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos (PDT-BA).

As famílias que são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família precisam fazer o acompanhamento de saúde obrigatório até o dia 29 de dezembro de 2023. Para evitar o bloqueio do benefício, é necessário que crianças de 0 a 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes compareçam aos postos de saúde mais próximo da sua residência, das 8h às 16h.

Para essa avaliação e registro dos dados é necessário levar os seguintes documentos: Cartão do Programa Bolsa Família, RG ou CPF, a Caderneta da Criança e o Cartão da Gestante.