Abdias Nascimento: uma vida pela inclusão do negro na sociedade brasileira

Wellington Penalva
14/03/2024

Biografia do trabalhista moldou a política do PDT e fortaleceu a luta pela igualdade racial no Brasil

No dia em que celebramos o nascimento de Abdias Nascimento, relembramos a trajetória monumental de um líder cuja vida foi dedicada à incansável luta contra o racismo e pela afirmação da cultura afro-brasileira. Sua obra, rica em ativismo, intelectualidade e arte, ressoa até hoje nas políticas e diretrizes do PDT, perpetuando o legado trabalhista na promoção dos direitos dos negros no Brasil.

Abdias, fundador do Teatro Experimental do Negro (TEN) em 1944, abriu portas para a expressão artística negra em um Brasil marcado por barreiras raciais intransponíveis. Mais que um palco, o TEN foi um grito de liberdade, uma afirmação de identidade que desafiou as normativas sociais e culturais da época. Esse movimento pioneiro ilustra o poder da arte como ferramenta de transformação social, um conceito que Abdias defendeu apaixonadamente.

Na política, sua voz ecoou pelos corredores do poder, onde atuou como deputado federal e senador, sempre defendendo igualdade e justiça social. No PDT, a influência de Abdias é evidente nas políticas que visam combater o racismo e promover a inclusão social. Seu compromisso com a causa negra ajudou a moldar a agenda do partido, garantindo que a luta pela igualdade racial permaneça no cerne de suas prioridades.

O partido guarda, em sua bibliografia, o registro biográfico deste ícone trabalhista. A cartilha “Abdias Nascimento”, da série “Memórias Trabalhistas”, foi produzida pelo Centro de Memória Trabalhista (CMT), braço da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) do PDT, e é mais do que um documento histórico; é bússola para o ativismo contemporâneo pedetista.

Trechos que destacam a fundação do TEN, a atuação política e o envolvimento de Abdias no movimento negro internacional ilustram a amplitude de sua influência e seu compromisso com a justiça social.

A cartilha está disponível gratuitamente na Biblioteca Virtual da FLB-AP e é uma oportunidade de se conectar com a história viva de um dos maiores defensores dos direitos dos negros no Brasil. É uma leitura essencial para entender o papel fundamental que o PDT desempenha na perpetuação dessa luta.