A trajetória trabalhista nas experiências de Cleto dos Santos em “O Trabalhismo na História”

Wellington Penalva
20/10/2023

Série do CMT traz novas histórias sobre a Campanha da Legalidade, a Ditadura Militar e a luta armada

No próximo episódio da série “O Trabalhismo na História”, desenvolvido pelo Centro de Memória Trabalhista (CMT) do PDT, uma entrevista exclusiva com Cleto dos Santos. Amigo de Leonel Brizola, militante e inimigo da Ditadura Militar, ele é uma testemunha viva dos eventos marcantes que moldaram o Trabalhismo no Brasil. Durante o vídeo, disponível no Canal do CMT no Youtube, o trabalhista gaúcho compartilha suas experiências pessoais, revelando detalhes incríveis sobre a história política do país.

Em uma emocionante narrativa, Cleto relembra sua participação na histórica Campanha da Legalidade, um movimento que aconteceu em 1961 e buscou garantir a posse de João Goulart como presidente do Brasil após a renúncia de Jânio Quadros. Ele descreve os desafios enfrentados e os bastidores de um dos momentos mais críticos da política brasileira.

A entrevista também revela uma virada na vida do entrevistado, quando ele se envolve na luta armada, participando de assaltos a bancos em prol da causa revolucionária. Ele compartilha histórias surpreendentes dessas operações arriscadas e dos personagens envolvidos.

A conversa ainda aborda os sombrios anos da ditadura militar no Brasil, onde Cleto dos Santos foi preso e torturado. Ele descreve os horrores enfrentados durante a prisão, revelando os nomes de algumas das figuras envolvidas na repressão política. Suas palavras lançam luz sobre um período sombrio da história do Brasil.

A entrevista também oferece uma visão rara dos encontros de Cleto com o grande líder trabalhista Leonel de Moura Brizola. Esses momentos marcaram a vida do entrevistado e demonstram o impacto duradouro de Brizola na política brasileira.

Cleto encerra a entrevista com reflexões sobre a anistia no Brasil e as eleições presidenciais de 1989, nas quais Brizola não avançou para o segundo turno. Suas observações oferecem perspectivas valiosas sobre esses eventos cruciais.

A entrevista completa com Cleto dos Santos está disponível no Canal do CMT no Youtube. Prepare-se para uma viagem pela história política do Brasil com um dos protagonistas desta incrível jornada. Assista ao vídeo e explore as experiências e perspectivas que moldaram a política e o trabalhismo no país.