No Amazonas, Maurinho Nogueira reforma, por conta própria, prédio histórico abandonado


Por Elizângela Isaque
03/06/2019

Após várias tentativas, sem êxitos, de conseguir recursos junto ao Ministério da Cultura para restauração de um dos casarões mais antigos do município de Nhamundá, no Amazonas, o vereador Maurinho Nogueira (PDT) resolveu, por conta própria, reformar prédio, abandonado há décadas pelo governo.

Embora Nhamundá possua menos de 65 anos, o prédio foi erguido na época em que a cidade se chamava Ilha Afonso de Carvalho, como era conhecida até a década de 50. Um dos principais habitantes estão até hoje na área indígena, os povos Hiskarianas.

Maurinho, atual presidente da Juventude Socialista do Amazona, acredita que é possível fazer do local um museu comunitário, onde possa ser contada a história dos antepassados e dos indígenas que ali moravam.
O vereador destaca que Nhamundá é famosa por ser a cidade das Guerreiras Icamiabas (As Amazonas), e que esse e outros detalhes de sua história estão se perdendo com o passar do tempo. E foi com o objetivo de preservar essa história que ele, por conta própria, resolveu, com ajuda de amigos, começar esse projeto.

“Nhamundá é uma cidade histórica e turística, porém, com o passar do tempo, nossa história está se perdendo. Quero poder resgatar nosso passado para valorizar nossas tribos indígenas e nossos antepassados que construíram nosso município”, explica Maurinho.

A revitalização do prédio histórico é uma ampliação de outros projetos liderados pelo vereador pedetista, como o “Nhamundá em Cores”, que consiste na pintura das casas de palafitas que ficam ao redor da cidade.

“Os recursos ainda são próprios, mas estamos planejando com nossos amigos fazer um mutirão para arrecadar valores e, juntos, continuar a recuperação deste prédio abandonado”, afirma Maurinho Nogueira.