“Vargas, a transformação do Brasil” será exibido nesta quinta (30) às 20h no Cine Brasília com entrada franca

Por Elizângela Isaque
28/08/2024

Em agosto deste ano, morte do ex-presidente trabalhista completará 70 anos

O documentário  “Vargas, a transformação do Brasil”, produzido pelo PDT por meio da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), com direção do jornalista Beto Almeida, será apresentado na próxima quinta-feira (30), às 20h, com entrada franca, no Cine Brasília. A obra retrata as principais características na formação humana e política do ex-presidente Getúlio Vargas,  e foi lançada nacionalmente em outubro de 2023, no Cine Cultura do shopping Liberty Mall, em Brasília, no lançamento do 1º Circuito Nacional de  Cinema da FLB-AP, pela parceria entre a Fundação e a Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET).

A data de estreia no ano passado, que aconteceu marcando o início da  coincidiu com os 93 anos da Revolução de 30 e os 70 anos de fundação da Petrobrás pelo então presidente Vargas, que, na ocasião, foi tema de palestra e debates promovidos pela AEPET logo após a sessão. Este ano, em que se completam 70 anos do suicídio de Vargas – 24 de agosto de 1954, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, então sede do Executivo – o documentário volta à cena cinematográfica.

Entre os vários acontecimentos importantes esmiuçados no documentário, está a Carta Testamento deixada por Vargas, considerada por líderes como Darcy Ribeiro e Leonel Brizola, entre outros grandes brasileiros, o maior documento político da História do Brasil.

“Vargas, a transformação do Brasil” traz vários depoimentos, dentre eles o de Leonel Brizola, do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o presidente da FLB-AP e secretário-geral do PDT, Manoel Dias, além de trechos de discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em homenagem a Vargas, pronunciado em São Borja (RS), pouco antes de sua prisão.

Serviço:

Documentário “Vargas, a transformação do Brasil”

Onde: Cine Brasília

Data: quinta-feira (30)