O primeiro evento “PDT pensa Curitiba” contou com a presença de Manoel Dias, presidente nacional da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e secretário-geral nacinal do PDT, e foi marcado pela posse da nova coordenação da Fundação no Paraná, que passa a ser coordenada pela professora Desiree Salgado. Realizado no Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), no dia 29 de junho, o evento contou também com a participação das professoras Roberlayne Roballo e Gina Paladino.
A nova coordenação da FLB-AP/PR conta com uma composição paritária, plural e com representatividade de pessoas negras e do interior do estado, por meio de co-secretarias. Além das secretarias propostas no planejamento estratégico da Fundação, no Paraná foram criadas também a Assessoria de Projetos e o Conselho Técnico e Político.
O presidente Manoel Dias aproveitou a agenda em Curitiba para conhecer alguns projetos que estão em desenvolvimento no estado, participar de gravações, e, à noite, no “PDT pensa Curitiba”, falou do papel da Fundação na formação de novos quadros partidários.
“O Partido entendeu que como um partido ideológico, tem que ter quadros. E quadros não surgem por inspiração divina, eles dependem da formação. Então o objetivo é formar os nossos quadros, nossos gestores municipais, nossos vereadores e vereadoras para fazer a diferença. O que não se entende é que um prefeito ou prefeita do PDT não tenha como prioridade a escola pública de qualidade em tempo integral”, afirmou ao ressaltar que essa é a maneira de integrar e incluir as pessoas.
Para Desiree Salgado, a FLB-AP é fundamental para formar novos quadros que tenham como prioridade a defesa das bandeiras que fundamentam a criação do PDT.
“Queremos mulheres e homens comprometidos com essa promessa da Constituição de todo mundo ter uma vida boa. Esse é o meu papel na política. Entrei na política já com os cabelos brancos, mas descobri que é o grande caminho para a gente transformar a vida das pessoas. Por isso estou na Fundação, que exerce um papel fundamental na formação de novos quadros”, disse.
PDT pensa Curitiba
O presidente do PDT Paraná, deputado estadual Goura, parabenizou a nova coordenação da FLB-AP/PR e falou da importância de promover eventos que possam pensar as questões fundamentais para uma Curitiba que priorize o bem-estar da sua população.
Neste primeiro evento foram discutidos dois grandes temas que influenciam diretamente na vida de toda a população. Para isso foram convidadas a professora doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ex-secretária de Educação de Curitiba, Roberlayne Roballo, e a economista, especializada no desenho e implantação de projetos da Economia Criativa em organizações e cidades, consultora, professora, palestrante e escritora, Gina Paladino.
“Não se faz Educação sem investimento. Portanto, a gente tem que parar de pensa educação pública de forma rasteira”, afirmou Roberlayne sobre a necessidade de priorização de uma educação pública de qualidade e em tempo integral.
Gina Paladino fez um resgate de todo trabalho realizado pela prefeitura de Curitiba, na gestão do ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT), no setor da Economia Criativa e lembrou que a capital paranaense foi a primeira cidade a mapear os empreendimentos da Economia Criativa.
“Decidimos atacar a questão da desburocratização que atrapalha o desenvolvimento econômico local. Então a primeira coisa que fizemos foi facilitar a vida dos pequenos, principalmente”, contou Gina.
A vice-presidente da Fundação, Desiree Salgado, informou que novas edições do “PDT pensa Curitiba” com outros temas relevantes já estão sendo programados.
Também participaram do evento o presidente da Frente Trabalhistas de Vereadores e Vereadoras do Paraná, Marcos Vieira, o secretário geral nacional da FLB-AP, André Menegotto, a presidente em exercício do PDT Curitiba e da Ação da Mulher Trabalhista no Paraná, Ana Moro, o tesoureiro do PDT Estadual, Nelton Friedrich, o presidente do Senge-PR, Leandro Grassmann, além das lideranças dos movimentos de base do partido.
Composição da FLB-AP Paraná
Sabia como ficou a nova coordenação da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini no Paraná:
Vice-presidente – Desiree Salgado; Secretaria Administrativa – Dante Barleta Neto e Roberta Cibin; Secretaria de Formação e Capacitação – Aline Câmara e Pablo Jamilk; Secretaria de Formulação Teórica – Aline Rocha e Antonio Djalma; Secretaria de Movimentos e Núcleos de Base – Camilla Gonda e Ivanildo Luiz Monteiro; Secretaria de Comunicação – Marcia Raquel de Oliveira e Bruno Rafael dos Santos; Assessoria de Projetos – Jeane Islena Vasilewski e Juliano Pietzack, e Coordenação dos Conselhos Técnico e Político – Cristiano Dionísio.