Weverson Meireles lidera inovação na Serra (ES) com primeira Avenida Inteligente do estado


04/05/2025

Atenta ao que oferece novas tecnologias de inteligência e automação, a prefeitura da Serra, gerida pelo prefeito pedetista Weverson Meireles (ES) deu início à implantação do primeiro projeto de via inteligente do Estado, que será implantado na Avenida Eudes Scherrer de Souza, ligando os setores leste e oeste do município.

Este projeto que faz parte do Planejamento Estratégico da cidade, soma esforços conjuntos das secretarias de Obras, Serviços, Segurança Pública e de Inovação, Ciência e Tecnologia do município, a nova Avenida Inteligente contará com um sistema integrado de semáforos capaz de melhorar a fluidez do trânsito, iluminação de LED com controle de intensidade, câmeras de monitoramento com reconhecimento facial para oferecer maior segurança aos pedestres e condutores, ponto de ônibus com carregador de celular com energia fotovoltaica, estação de bicicleta compartilhada e vagas exclusivas para carros elétricos com estação de recarga.

O prefeito da Serra, Weverson Meireles, destaca o compromisso de gestão com a modernização da cidade e o uso da tecnologia a serviço da população. Segundo a autoridade, a iniciativa representa um avanço importante para todo o Espírito Santo.

“Inovação na veia! Seguimos em busca de avanços para que nossa cidade se torne cada vez mais uma cidade moderna e inovadora. Logo, logo temos a oportunidade de entregar ao Espírito Santo a primeira avenida 100% inteligente do nosso Estado”, afirma o prefeito, reforçando ainda que a iniciativa foi planejada na gestão do prefeito Sergio Vidigal e está na fase inicial de implantação, pois contará com muito mais soluções tecnológicas para a cidade.

Além de semáforos, iluminação e monitoramento inteligente, a proposta da Avenida Inteligente Eudes Scherrer passa também pela interatividade com o cidadão. Por meio de um sistema inovador que será implantado em cada uma das novas luzes, será possível abrir um chamado para manutenção da iluminação ou outros serviços oferecidos pelo município. Também serão implantadas botoeiras inteligentes, capazes de aumentar o tempo de travessia para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, oferecendo maior segurança a pedestres e motoristas.

Semáforos inteligentes
Os semáforos inteligentes irão melhorar a visibilidade da sinalização semafórica, ajudando a prevenir acidentes e atropelamentos causados ​​pelo desrespeito às regras de trânsito. Os sistemas luminosos auxiliares funcionam como uma reprodução ampliada da sinalização padrão, sendo colocados sobre o braço projetado e na coluna semafórica, onde ficam os grupos focais convencionais.

Os semáforos inteligentes exibem a fase semafórica em operação ao longo de toda a extensão do braço e parte da coluna, ampliando a visibilidade do estágio semafórico em até 300 metros a mais do que o padrão. Além disso, também serão instaladas barras luminosas no piso, próximo à guia (meio-fio), na área de travessia de pedestres. Essas barras reproduzem a sinalização dos grupos focais para pedestres, mas, por estarem ao nível do chão, são facilmente visualizadas por quem estiver olhando para o telefone ou distraído, facilitando a travessia segura, especialmente para idosos e pessoas com deficiência.

Sensores de fluxo de veículos
Nos cruzamentos entre as avenidas Eldes Scherrer Souza e Norte Sul, será também o Sistema Adaptativo Local, um sistema que utiliza câmeras de vídeo ou sensores no asfalto para detectar o fluxo de veículos, permitindo ajustar automaticamente os tempos do ciclo semafórico — como verde, amarelo e vermelho — de acordo com a demanda real. Quando a distância entre os veículos diminui, o sistema aumenta o ritmo de verde na via com maior movimento, priorizando o fluxo de veículos. Após a instalação, essa operação é totalmente automatizada, sem necessidade de intervenção humana.

Bicicletas compartilhadas
A primeira avenida inteligente do Espírito Santo prevê ainda seis estações de bicicletas compartilhadas. O serviço irá oferecer mais uma forma de locomoção aos moradores e visitantes, que poderão acessar os serviços da avenida com mais facilidade. Em paralelo, serão instaladas mais quatro estações na orla de Jacaraípe.

Carregamento para carros elétricos
O projeto inclui também três vagas de carregamento para carros elétricos, tendo em vista uma demanda crescente pelo serviço na Serra. Novos abrigos de pontos de ônibus com geração de energia por placas solares fotovoltaicas serão instalados e oferecerão a possibilidade de carregamento de celulares via USB.

A secretária de obras da Serra, Izabela Roriz, também comenta sobre a transformação da Avenida Inteligente Eudes Scherrer. “Estamos em busca de soluções cada vez mais avançadas na área da mobilidade urbana, que vão melhorar ainda mais e diminuir o tempo de viagem do nosso morador que utiliza o transporte público na cidade da Serra”, afirma. Ela também pontua sobre faixas de caminhadas com iluminação independente em toda a extensão da via.

Já para o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade, defende que o projeto tem tudo para se tornar um caso de sucesso da Serra para o Estado.