Na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gurupi, no Tocantins, realizada nesta segunda-feira (8), foram lidos os requerimentos dos vereadores do PDT Wendel Gomides, presidente da Casa, e Marilis Fernandes que solicitam melhorias nos bairros do município. As solicitações abrangem as áreas de saúde e segurança.
Em seu requerimento, Wendel Gomides solicita ao presidente da Fundação Unirg, Sávio Barbalho, que disponibilize estudantes do curso de Educação Física para auxiliar aos moradores do setor Parque das Acácias na prática de exercícios. O vereador destaca que a prática de exercícios é fundamental para manter a boa saúde e muitas atividades necessitam de orientação de um profissional para que não sejam causados problemas.
Conforme o requerimento, os acadêmicos ficariam disponíveis para acompanhamento das atividades, como caminhadas, duas vezes por semana, e seriam beneficiados com horas extracurriculares. “É uma solicitação que beneficia as duas partes”, destaca Gomides, que solicita, ainda, a implantação de uma biblioteca pública no setor Campo Belo para a promoção da leitura e também para o auxílio de pesquisas escolares.
“Sabemos que a leitura tem um papel importantíssimo na formação cultural das pessoas por isso é necessário o incentivo à leitura, em especial, as crianças e jovens”, enfatiza.
Já a vereadora Marílis Fernandes pede a implantação de redutores de velocidade (quebra-molas) e sinalização vertical na localizada entre a marginal da BR 153 e o Residencial Madrid. A preocupação da vereadora é que, nessa via, há grande tráfego e muitas crianças passam nesse local estando em risco de acidentes.
“As crianças são os transeuntes mais expostos a acidentes devidos sua percepção de tempo e distância não estar totalmente desenvolvida, e ainda tem aquelas que são atraídas a desafiar o perigo, mesmo não conseguindo avaliar os riscos”, explana. Para a vereadora, essa solicitação atende ao pedido dos pais e professores das crianças do setor.