“É necessário garantir condições aos estudantes para que não desistam desta busca por uma vida melhor”. É com essa afirmação que o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) apresentou nessa terça-feira (28), Dia da Educação, o Projeto de Lei 2229/20 elaborado em conjunto com a Juventude Socialista do PDT (JS) e debatido com o movimento estudantil universitário, que visa reduzir o valor das mensalidades das instituições de ensino superior privadas.
Com a aprovação do PL , as faculdades terão que reduzir entre 15% a 30% do valor das mensalidades, dependendo do tamanho da instituição e enquanto durar a pandemia do Covid-19.
O pedetista ressalta que a necessidade de mudança e readequação é de urgência, por causa da nova realidade causada pela pandemia.
“Desde o início da pandemia, o cotidiano mudou, a lógica de trabalho mudou, o comércio e espaços de grande aglomeração como as universidades também mudaram”.
Ainda de acordo com o projeto, as instituições não poderão cobrar juros e multas pela inadimplência das mensalidades durante o período. Além disso, a redução da mensalidade não comprometerá políticas de descontos ou bolsas concedidas anteriormente.