O prefeito de Cabo Frio (RJ), José Bonifácio (PDT), participou, nessa segunda-feira (25), de uma visita ao terreno de Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio, onde será construído uma escola modelo de ensino médio. O local foi avaliado pelo secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, pela vice-prefeita Magdala Furtado, além de técnicos da Secretaria Estadual de Obras e Infraestrutura, setor de Obras da Secretaria Estadual de Educação e da Diretoria Regional da Baixada Litorânea.
De acordo com o projeto apresentado, a escola modelo será voltada exclusivamente para atender a demanda de vagas para o Ensino Médio. Após a cessão da área para uso do Estado, por meio da Prefeitura de Cabo Frio, a unidade será construída em uma área de 4.267m². Ainda na primeira quinzena de fevereiro, o Projeto de Lei para oficializar a cessão do terreno será encaminhado para a Câmara Municipal.
O prefeito José Bonifácio relembrou a necessidade de ampliar as vagas na rede pública cabo-friense e prometeu celeridade no que compete à Prefeitura para o andamento do processo.
“Essa escola de Ensino Médio vem para Tamoios pois aqui existe essa dificuldade em ampliar o número de vagas na rede pública. Muitos jovens saem daqui e vão buscar esse ensino em outras cidades, então a intenção é construir em Tamoios para diminuir esse deslocamento. Vamos acelerar a doação do terreno e o Estado vai tocar todo o projeto para construção e formação das equipes educacionais”, afirmou o pedetista.
A planta da escola prevê a construção de 24 salas com capacidade para vinte alunos, laboratório, biblioteca, auditório, refeitório, ginásio poliesportivo coberto e vestiários. Segundo o secretário estadual, Comte Bittencourt, a previsão é de que a obra seja entregue no primeiro semestre de 2022.
“Tamoios é uma região em grande crescimento demográfico há muitos anos, hoje temos uma carência na oferta de vagas de ensino médio para os alunos moradores da região. A Secretaria de Estado tem quatro escolas no plano estratégico de construção, em Tamoios fica uma delas para garantir a matrícula diurna desses alunos. A Educação é uma das prioridades do Governo do Estado, eu tive a visita do prefeito José Bonifácio levando essa reivindicação e viemos olhar o terreno que o município está nos cedendo para fazer a unidade modelo”, reforçou o secretário estadual.
Também acompanharam a visita os vereadores Thiago Vasconcellos e Josias da Swell, o secretário municipal de Educação, Flávio Guimarães, o secretário adjunto de Educação, Sandro Henrique, e a secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Dhanyelle Garcia.