Nos seis primeiros meses do ano, o município da Serra (ES), sob a gestão do prefeito Sergio Vidigal (PDT) recebeu a inscrição de mais 4.704 microempreendedores individuais (MEI). Os números são do Centro Integrado de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Ciampe), departamento responsável pelo Espaço do Empreendedor.
No total, o município conta com 48.696 MEIs ativos, de acordo com levantamento feito a partir de dados do primeiro semestre. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, Francisco de Assis Soares, o departamento realiza cerca de 85 atendimentos por dia, para questões que vão de simples orientações a encaminhamentos para obtenção de empréstimos.
“O Ciampe está de portas abertas para os empreendedores serranos ou para aqueles que ainda não empreendem, mas querem começar a trabalhar por conta própria”, destaca.
A categoria MEI foi criada em 2009, para incentivar a formalização de trabalhadores autônomos e de pequenos negócios. Cadastrado no MEI, o microempreendedor terá CNPJ, poderá emitir notas fiscais, empregar um funcionário e ter acesso a linhas de crédito.
Para se cadastrar, basta fazer o agendamento pelo link http://agendamento.serra.es.gov.br/ comparecer ao Espaço do Empreendedor no dia e horário marcados levando os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência atual, título de eleitor e número do recibo da declaração de imposto de renda, caso tenha declarado nos dois últimos anos.
Durante o procedimento de inscrição o empreendedor precisa assistir a uma palestra de 30 minutos com todas as informações do MEI, sendo importante chegar ao local meia hora antes do horário agendado.