Os serviços de TI, informática, internet e provedores registraram um crescimento de 65,5% em Niterói (RJ), ratificando o potencial do setor para a geração de emprego e renda. As informações, de extrema importância para balizar ações governamentais de retomada econômica, constam da primeira edição do Boletim de Movimento Econômico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Fazenda.
O estudo traz dados relativos a janeiro, fevereiro e março de 2021 em comparação com o mesmo período dos anos de 2020 e 2019 e apresenta, de forma analítica, dados sobre a arrecadação do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e a emissão de Notas Fiscais do município.
O mesmo documento mostra que o setor de armazenamento e atividades auxiliares dos transportes cresceu 87% (ligado à indústria naval); e o de outras atividades profissionais, científicas e técnicas teve crescimento de 61,9%. São indicadores que colocam o setor tecnológico como estratégico e demonstram a força da nossa cidade para a retomada econômica.
Os números também retratam a importância de programas lançados pela Prefeitura de Niterói para mitigar os impactos causados pela pandemia, como o Empresa Cidadã, o Supera Mais Niterói e o Renda Básica Temporária.
*Axel Grael é prefeito de Niterói (RJ) pelo PDT