Rodrigo Neves é eleito vice-presidente de Relações Internacionais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, em Brasília


Prefeitura de Niterói (RJ)
09/04/2025

Gestor pedetista assinou o acordo que formaliza parceria entre a FNP e a Mercocidades

O prefeito de Niterói (PDT-RJ) Rodrigo Neves participou, nessa segunda-feira (7), da 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), em Brasília. Ele foi eleito vice-presidente de Relações Internacionais da FNP e assinou o acordo que formaliza a parceria entre a FNP e a Mercocidades  –  rede de prefeitos da América Latina. O prefeito foi um dos convidados para participar da mesa que discutiu o papel dos municípios na segurança pública.

Durante o encontro, Rodrigo Neves, que assumirá a presidência do Mercocidades em dezembro deste ano, destacou a importância do diálogo, tanto no Brasil quanto no exterior, para se buscar investimentos que possibilitem o desenvolvimento das cidades.

“O recente acordo do Mercosul com a União Europeia abre um campo extraordinário de oportunidades de diálogo e cooperação. Esse acordo com o Mercocidades, que acabamos de assinar, também é muito positivo, porque fortalece essa integração”, afirmou ele. “Por outro lado, temos o desafio de dialogar com os organismos multilaterais, notadamente o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a CAF, Banco de Desenvolvimento da América Latina, para viabilizar o financiamento ao desenvolvimento das nossas cidades”, acrescentou.

Rodrigo Neves destacou, durante o debate sobre segurança pública, que o tema, junto com a resiliência e o financiamento dos organismos multilaterais, será a prioridade do debate da 30ª cúpula do Mercocidades, que será realizada em Niterói, de 2 a 5 de dezembro.

“Nós, prefeitos, não podemos mais fugir desse debate e deixar de tratar o tema da segurança pública, que afeta as nossas administrações. A segurança afeta as cidades de forma global. Problemas de segurança prejudicam o morador da cidade, que se vê impedido de frequentar espaços, afeta a qualidade de vida, a atração de investimentos, a economia dos municípios. Precisamos fazer parte desse debate”, ressaltou o pedetista.