Com Ciro, Lupi e Aldo Rebelo, candidatura foi homologada nessa quinta-feira, em convenção estadual
O advogado e ex-prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, é o candidato do PDT ao Governo de São Paulo. A candidatura foi formalmente aprovada nessa quinta-feira (4) em convenção estadual do partido, no Palácio do Trabalhador, ao lado do presidenciável Ciro Gomes, do presidente da sigla, Carlos Lupi, do candidato ao Senado, Aldo Rebelo e do presidente do partido em São Paulo, Antonio Neto. No ato político, também foi definido a candidata a vice na chapa, a secretária nacional da Associação da Mulher Trabalhista (AMT) Nacional e presidente da AMT Estadual, Gleides Sodré.
Com um discurso voltado ao combate à miséria crescente no estado, à criação de empregos e à reindustrialização paulista, Elvis defendeu quais propostas nortearão um evento mandato pedetista em São Paulo.
“Recuperar a economia de São Paulo, combater e eliminar a miséria e a fome e fazer o estado se reestruturar, em curto, médio e longo prazo”, propôs. Outros pontos defendidos pelo candidato foram a “reindustrialização e o crédito para o empreendedorismo”. “[Vamos] Fazer um processo de aceleração da economia paulista”, afirmou.
Elvis disse sonhar com um estado de São Paulo “com a melhor educação do Brasil”. “É possível fazer”, bradou, ele que, como prefeito de Santana de Parnaíba por dois mandatos, não somente reduziu drasticamente a mortalidade infantil do município – de 12,69 para 4,33 a cada 100 mil habitantes – como obteve o maior crescimento percentual do Ideb 2017, de modo que Santana foi a única cidade que atingiu todas as metas do Ideb em 2019. Foi ainda com a liderança de Elvis que o município conquistou outros indicadores de excelência, como o de segunda cidade mais segura do Brasil e cidade mais segura da região metropolitana do Estado de São Paulo por sete anos consecutivos.
“Eu tenho o sonho de transformar a vida das pessoas do principal estado do país – é esse o sonho que nos motiva. E é daqui de São Paulo que vai sair a marcha que vai conduzir um dos homens mais preparados do Brasil para a Presidência da República. Esse homem se chama Ciro Gomes”, afirmou Elvis.
Na convenção, Ciro reforçou a importância de reindustrialização pela qual o Brasil passa, exortou a necessidade de uma educação de qualidade e conclamou a militância a multiplicar o engajamento por novos eleitores no Brasil e em São Paulo, com Elvis – a quem Ciro chamou de “grande estadista”.
Vice de Elvis na chapa, Gleides Sodré, uma mulher negra e nordestina natural de Vitória da Conquista, na Bahia, havia sido candidata a vice ao governo de São Paulo, também pelo PDT, na eleição de 2018.
“Esse momento hoje é de festa, de celebração e de nos empenharmos nos compromissos que nos trouxeram até aqui”, pediu Gleides. “Nós, mulheres pedetistas e da AMT, nunca ficamos em cima do muro. A gente faz política para empoderar mulheres”, concluiu.
Além da definição sobre a escolha dos candidatos majoritários do PDT-SP a governador, vice-governador, senador e suplente de senador, a convenção estadual deliberou também sobre a aprovação da escolha dos candidatos do partido no estado aos cargos proporcionais de deputado (a) federal e deputado (a) estadual.
Ao todo, o PDT paulista lança 46 candidatos à Câmara Federal e 89 à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Atualmente, em todo o território de São Paulo, o partido conta com quase 160 mil filiados.
Quem é Elvis Cezar
Elvis Cezar é a aposta de um palanque forte para Ciro Gomes no Estado. Prefeito de Santana de Parnaíba por dois mandatos (2014 – 2020), Elvis encerrou sua gestão com 88,4% de aprovação, segundo pesquisa do Instituto MAS, e fez o sucessor nas eleições de 2020. Por seu trabalho à frente da prefeitura, Elvis tem grande popularidade na zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo.
Com 46 anos, nascido em cidade de Carapicuíba (SP) e filho de Marmo Cezar e Elizabete Cezar, Elvis é formado em Direito, casado com Selma Cezar e tem um filho, Caio Cezar.
Durante os seus oito anos à frente da prefeitura de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar desenvolveu um modelo de gestão pública que se tornou referência para o Brasil. Ganhou diversos prêmios, como o certificado de Prefeito Empreendedor do Sebrae, segunda melhor Gestão Pública do Brasil em 2016 pelo Conselho Federal de Administração, melhor Administração Pública em 2019 pelo índice Firjan, melhor Sustentabilidade Fiscal em 2020 e a melhor Gestão Pública do Brasil em 2021, ambas pelo índice CLP (Centro de Liderança Pública).
Foi três vezes presidente do Consórcio Intermunicipal Oeste, o maior consórcio de cidades do Brasil e que representa a região com o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo, e também duas vezes presidente do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento de São Paulo, que contempla 39 cidades. Foi vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e conquistou um importante espaço na América do Sul ao compor o Mercado Comum de Cidades, o Mercocidades, como vice-presidente e titular da Comissão de Fomento.